
Governo Extingue Ministérios e Cria Novos. Saiba Quais São • Diário Económico
a d v e r t i s e m e n ta d v e r t i s e m e n t
Um dia depois de tomar posse, o novo Presidente da República, Daniel Chapo, decidiu criar novos Ministérios e extinguir todos os anteriores.
Segundo um documento do Gabinete de Imprensa da Presidência da República enviado ao DE, o chefe do Estado determinou a extinção dos seguintes Ministérios: o da Economia e Finanças; Transportes e Comunicações; Cultura e Turismo; Agricultura e Desenvolvimento Rural; Terra e Ambiente; Mar, Águas Interiores e Pescas; Indústria e Comércio; Trabalho e Segurança Social; Educação e Desenvolvimento Humano; e o da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
Ao abrigo do mesmo Decreto Presidencial, Daniel Chapo extinguiu também a Secretaria de Estado da Juventude e Emprego; Desportos; e do Ensino Técnico-profissional.
Como prometeu no dia de tomada de posse, o novo chefe do Estado decidiu afunilar o número de Ministérios, tendo criado os seguintes: Ministério das Finanças; Economia; Agricultura, Ambiente e Pescas; Transportes e Logística; Educação e Cultura; Trabalho, Género e Acção Social; Comunicações e Transformação Digital; Planificação e Desenvolvimento; e o da Juventude e Desportos.
Com estas reformas, o Presidente pretende imprimir um tom reformista ao início do seu mandato, apostando na modernização do Estado, no estímulo à economia e na gestão rigorosa dos recursos públicos. O impacto destas medidas será agora avaliado pela sua implementação e pelos resultados que trarão para os moçambicanos.
Na sexta-feira, serão anunciados os novos ministros e começará aí a perceber-se a nova dinâmica trazida na apresentação do programa do Governo.