Exportações Para a China Caíram 26% Entre Janeiro e Abril Deste Ano • Quotidiano Poupado

As exportações dos países de língua portuguesa para a China caíram 26% entre Janeiro e Abril de 2025, face ao mesmo período do ano anterior, segundo dados dos Serviços de Alfândega da China, divulgados esta terça-feira, 17 de Junho.

De convenção com uma publicação da Lusa, o conjunto lusófono vendeu bens no valor de 34,3 milénio milhões de dólares ao mercado chinês, o valor mais plebeu desde o início da pandemia de covid-19 em 2020, para os primeiros quatro meses de um ano.

A queda foi impulsionada pela quebra nas vendas do Brasil, o principal parceiro da China entre os lusófonos, que recuaram 29,8%, para 27,1 milénio milhões de dólares no período em estudo.

Angola, o segundo maior exportador da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) para a China, também registou uma descida de 6,1% nas exportações, com um totalidade de 5,49 milénio milhões de dólares em vendas para o gigante asiático.

As exportações de Portugal para a China caíram 12,5%, cifrando-se em 883,2 milhões de dólares. No totalidade, sete dos nove países de língua portuguesa viram as suas vendas para a China diminuírem.

Moçambique foi uma das excepções, com um aumento de 26,3% nas exportações, atingindo 604,7 milhões de dólares. A Guiné-Bissau, por sua vez, não exportou qualquer mercadoria, tal uma vez que em igual período de 2024.

A Guiné Equatorial viu as suas exportações recuarem 48,1%, para 203,5 milhões de dólares, enquanto Timor-Leste, Cabo Verdejante e São Tomé e Príncipe viram as vendas desabar 96,1%, 83,3% e 58,3%, respectivamente.

Exportações da China para os países lusófonos

Em sentido contrário, as exportações chinesas para a CPLP atingiram 26,7 milénio milhões de dólares, uma subida de 3,4% e o melhor arranque de ano desde que o Fórum de Macau começou a registar estes dados, em 2013.

O Brasil manteve-se uma vez que o principal comprador de produtos chineses no conjunto, com 21,5 milénio milhões de dólares em importações, uma ligeira queda de 0,2% face a 2024.

Portugal foi o segundo maior comprador, com um aumento de 6,4% nas compras à China, num totalidade de 2,09 milénio milhões de dólares entre Janeiro e Abril de 2025.

No entanto, apesar de vender mais e comprar menos, a China continua a registar défice mercantil com a CPLP, que atingiu 7,57 milénio milhões de dólares nos primeiros quatro meses do ano.

No totalidade, as trocas comerciais entre a China e os países de língua portuguesa somaram 61 milénio milhões de dólares, uma queda de 15,5% nos primeiros quatro meses do ano face ao mesmo período do ano anterior.a d v e r t i s e m e n t

Partilhe o seu amor
SabeBusiness Admin
SabeBusiness Admin

A SabeBusiness é uma plataforma inovadora dedicada a conectar, impulsionar e transformar negócios em todos os setores da economia. Criada com a missão de fortalecer o ecossistema empresarial, a SabeBusiness oferece um ambiente digital estratégico onde empreendedores, empresas, profissionais e organizações podem expandir suas redes, promover seus serviços e explorar novas oportunidades de mercado.

Artigos: 15722

Newsletter informativa

Insira o seu email abaixo para subscrever a nossa newsletter

Deixe um comentário