
Cabo Virente Registou Potente Prolongamento Nos Transportes Aéreos e Terrestres Durante o Primeiro Trimestre • Quotidiano Parcimonioso
a d v e r t i s e m e n tO sector dos transportes em Cabo Virente apresentou um desempenho misto no primeiro trimestre de 2025, com possante incremento no movimento alheado e terrestre. Em sentido contrário, alguns indicadores do transporte marítimo registaram ligeiras quedas face ao mesmo período de 2024, segundo dados do Instituto Vernáculo de Estatística (INE).
No transporte alheado, foram movimentadas 9554 aeronaves, o que representa um aumento de 17,5% em relação aos três primeiros meses de 2024. Também o número de passageiros cresceu, atingindo muro de 897,8 milénio, mais 15,2% em conferência com o mesmo período do ano anterior.
A movimentação de cargas por via aérea também registou uma evolução positiva. Foram transportados 272,6 milénio quilogramas de mercadorias, o que corresponde a um aumento de 8,5%. O volume de correios atingiu 106 milénio quilogramas, mais 8% face ao período homólogo.
Já no transporte marítimo, os portos do país movimentaram menos navios, com uma queda de 1,8%. O número de passageiros transportados por esta via também recuou 2,8% em relação ao primeiro trimestre de 2024.
Apesar desta redução, a tonelagem de mercadorias transportadas por mar aumentou 9,3%, totalizando 739,5 milénio toneladas. Deste volume, 66,3% correspondem a mercadorias desembarcadas nos portos nacionais, de conformidade com os dados do INE.
No transporte colectivo urbano de autocarros, que abrange unicamente as ilhas de Santiago e São Vicente, também se verificou uma evolução positiva. O número de passageiros aumentou 1,2%, totalizando muro de 6 milhões no primeiro trimestre de 2025.
A extensão dos percursos urbanos aumentou 9,3%, com mais 64,1 quilómetros cobertos pelas operadoras. No entanto, o totalidade de quilómetros efectivamente percorridos pelos autocarros registou uma ligeira queda de 1,7%.
Por sua vez, o número de lugares oferecidos aos passageiros nos autocarros cresceu 1,6%, com mais de 6,5 milhões de assentos disponibilizados no período em estudo.
Nascente: Jornal A País