Brasil arrecada recorde de 440 mil milhões de euros em impostos

O resultado de 2024, já corrigido pela variação de preços, foi impulsionado pelo desempenho positivo da economia brasileira (3,5% de acordo com projeções de agentes de mercado) e pela adoção de medidas como a taxação de fundos de investimento, o retorno da tributação sobre combustíveis e a cobrança sobre atualização do valor de bens no exterior, explicou o órgão.
 
“Tivemos reativação de setores inteiros da economia, que passaram a recolher [impostos], ou voltaram a recolher valores relevantes de tributos”, afirmou Robinson Barreirinhas, secretário da Receita Federal, numa conferência de imprensa.
De acordo com a Receita Federal brasileira, a arrecadação de impostos no país foi impulsionada pelos aumentos na produção industrial, na venda de bens e serviços, pela alta da massa salarial (quantidade de dinheiro em circulação na economia proveniente dos salários) e pelas importações.
O montante recorde da arrecadação de impostos federais da série histórica iniciada em 1995 pela Receita Federal brasileira deve ajudar o país a cumprir a meta de défice primário em 2024 dentro da margem de tolerância de 0,25 pontos percentuais do Produto Interno Bruto (PIB).
Para 2025, o Brasil pretende alcançar um défice primário zero, mas, mesmo com os recordes registados pela Receita Federal, agentes de mercado mantêm previsões pessimistas sobre a capacidade de o Governo brasileiro alcançar essa meta e estabilizar o endividamento público.
Leia Também: Fernanda Torres brilha em desfile da Chanel na Semana da Moda de Paris

Partilhe o seu amor
SabeBusiness Admin
SabeBusiness Admin

A SabeBusiness é uma plataforma inovadora dedicada a conectar, impulsionar e transformar negócios em todos os setores da economia. Criada com a missão de fortalecer o ecossistema empresarial, a SabeBusiness oferece um ambiente digital estratégico onde empreendedores, empresas, profissionais e organizações podem expandir suas redes, promover seus serviços e explorar novas oportunidades de mercado.

Artigos: 16976

Newsletter informativa

Insira o seu email abaixo para subscrever a nossa newsletter

Deixe um comentário