
Botsuana Prevê Crescimento de 3,3% em 2025 Com Recuperação do Mercado de Diamantes • Diário Económico
a d v e r t i s e m e n tA economia do Botsuana deverá crescer 3,3% este ano, após uma contracção em 2024, devido a uma recuperação esperada do mercado mundial de diamantes, afirmou o ministro das Finanças na última segunda-feira (10), referindo-se aos apelos para diversificar a economia, afastando-a das pedras preciosas.
O Botsuana é o maior produtor mundial de diamantes em termos de valor e a sua economia depende, em grande medida, das exportações daqueles. A diminuição das receitas limitou as despesas públicas.
“Esta perspectiva de crescimento assenta na recuperação da indústria diamantífera, que se prevê para o final de 2025, e na continuação do sentimento positivo nos sectores mineiros não diamantíferos”, referiu o ministro das Finanças, Ndaba Gaolathe, num discurso sobre o orçamento.
Segundo Gaolathe, estima-se que a economia do país da África Austral tenha diminuído 3,1% no ano passado, o que representa uma contracção maior do que os 1,7% previstos em Dezembro pelo Governo.
O ministro fez referência ao Presidente Duma Boko, que assumiu o poder em Novembro, após uma eleição esmagadora, e prometeu diversificar a economia do país.
“A dependência do Botsuana das receitas dos diamantes tem sido tanto uma força como uma vulnerabilidade”, disse Gaolathe, acrescentando: “A atenção centrar-se-á na expansão de sectores-chave como o turismo, a agricultura, a indústria transformadora e a energia.”
Na semana passada, o Botsuana e o gigante dos diamantes De Beers anunciaram que as negociações sobre um acordo de venda de diamantes em bruto e sobre a prorrogação das licenças de exploração mineira para a sua empresa comum Debswana tinham sido concluídas até 2054.
Gaolathe revelou estimar uma descida do défice orçamental para o exercício financeiro de 2025-26, que decorre de Abril a Março, para 7,56% do Produto Interno Bruto, um valor inferior ao défice estimado de 9% para o exercício financeiro em curso.
Fonte: Reuters