
BNA Multa Dois Bancos em Quase 1,5 Milhão de Dólares Por Branqueamento de Capitais • Diário Económico
O Banco Nacional de Angola (BNA) aplicou multas de quase 1,5 milhão de dólares ao banco Yetu e ao Banco de Comércio e Indústria (BCI), devido a “infracções graves” relacionadas com a prevenção e combate ao branqueamento de capitais. Segundo uma publicação da Lusa, o BNA também sancionou um gestor bancário envolvido nos processos.
As decisões de condenação foram publicadas no site do regulador angolano, que classificou as infracções cometidas pelas duas instituições como “especialmente graves” e as relacionou com processos de contraordenação já concluídos.
A multa mais elevada foi aplicada ao banco Yetu, no valor de 1,1 milhão de dólares, devido ao incumprimento das obrigações de “diligência e abstenção” no estabelecimento de relações de negócios com contrapartes.a d v e r t i s e m e n t
Além disso, o BNA apontou “deficiências graves no sistema de controlo interno” do banco Yetu, como a insuficiente alocação de recursos para a gestão de riscos, falta de segregação de responsabilidades e a ausência de independência nas funções de controlo.
Ao BCI, foi aplicada uma multa de 361,8 mil dólares devido a falhas nas obrigações de avaliação de risco, diligência reforçada e abstenção. Estas infracções estão relacionadas com as normas de prevenção ao branqueamento de capitais, financiamento ao terrorismo e proliferação de armas de destruição em massa.
O ex-presidente da Comissão Executiva do banco Yetu, João da Costa Ferreira, foi também sancionado e terá de pagar uma multa de 109,2 mil dólares, estando igualmente proibido de exercer cargos relevantes em instituições financeiras por um período de três anos.
De acordo com o BNA, o gestor violou o “código de conduta dos mercados interbancários” e o dever de garantir uma gestão “sã e prudente” da instituição que liderava.