
African Rainbow Minerals Prevê Uma Queda de Até 55% Nos Lucros Internos • Diário Económico
a d v e r t i s e m e n tA African Rainbow Minerals (ARM), uma das principais empresas mineradoras da África do Sul, cotada na Bolsa de Valores de Joanesburgo, alertou para uma queda significativa nos lucros principais para o primeiro semestre do ano financeiro de 2025. Esta queda é esperada entre 45% e 55% inferiores em termos anuais, entre 72 milhões de dólares e 88 milhões de dólares.
A empresa identificou os principais factores que contribuíram para a diminuição dos lucros no primeiro semestre do exercício financeiro de 2025, que incluem preços mais baixos do minério de ferro, volumes de vendas mais baixos, custos de caixa elevados e uma taxa de câmbio rand/dólar mais forte.
Este aumento foi parcialmente compensado por uma maior produção de metais do grupo da platina. No entanto, prevê-se que os ganhos básicos aumentem entre 8% e 18%.
Espera-se que os ganhos básicos por acção se situem entre 6,70 (36 centavos de dólar) e 7,32 rands (39 centavos de dólar) e incluam uma redução de activos fixos tangíveis em Beeshoek de 96 milhões de rands (5 milhões de dólares) após impostos; uma diminuição do investimento da Assmang em Sakura Ferroalloys de 36 milhões de rands (1,9 milhões de dólares) sem efeito fiscal; e uma imparidade de activos fixos tangíveis em Cato Ridge Works de 4 milhões de rands (217 mil dólares) após impostos.
A empresa afirma que o aumento nos lucros básicos é atribuível, principalmente, às menores perdas no primeiro semestre do ano financeiro actual, quando comparado com o primeiro semestre do ano financeiro de 2024.
Os resultados financeiros da empresa para o período intercalar serão divulgados a 7 de Março.
Fonte: Mining Weekly