
Afreximbank Destaca Desenvolvimento de 21% Nas Exportações do Continente, Que Atingiram 758 MM$ em 2024 • Quotidiano Parcimonioso
As exportações africanas cresceram 21% em 2024, totalizando 758 milénio milhões de dólares, segundo um relatório do Banco Africano de Exportações e Importações (Afreximbank), divulgado esta quinta-feira (26), em Abuja, capital da Nigéria. Leste desenvolvimento representa uma recuperação significativa face à contracção registada no ano anterior, refere o documento.
A África do Sul lidera a lista dos cinco países africanos com maior volume de trocas comerciais com o resto do mundo. Considerada a economia mais industrializada da África Subsaariana, o país registou trocas comerciais no valor de 42,1 milénio milhões de dólares em 2024, o que representa um aumento de 7,5% face a 2023.
Na segunda posição surge a Nigéria, com destaque para um desenvolvimento significativo das exportações, que subiram 113%. Seguem-se o Egipto, Angola e a Argélia, que completam o grupo das cinco maiores economias exportadoras do continente, de contrato com o relatório do Afreximbank.
“As cinco maiores economias africanas, nomeadamente Argélia, Angola, Egipto, Nigéria e a África do Sul, contribuíram significativamente para o aumento das exportações da região”, refere o documento. Em conjunto, representaram mais de 56,6% do totalidade das exportações africanas em 2024.
O Afreximbank destaca ainda que “o desenvolvimento das exportações dos principais países produtores de petróleo, nomeadamente Angola (130,3%) e Nigéria (113%), foi um dos principais motores do desempenho positivo das exportações do continente” no ano pretérito.
O negócio entre os países africanos também deu sinais de recuperação. Em seguida uma queda de quase 6% em 2023, as trocas intra-africanas cresceram 12,4% em 2024, atingindo os 220 milénio milhões de dólares, segundo os dados do relatório do banco.
Para o Afreximbank, “o negócio intra-africano demonstrou uma resiliência notável, bravo pela recuperação de grandes economias porquê a sul-africana, a nigeriana e a marroquina”. As trocas comerciais globais dos países africanos com o mundo subiram 13,9% em 2024, totalizando 1,5 biliões de dólares.
Manadeira: Lusa