Moçambique foi, oficialmente esta sexta-feira (24), retirado da “lista cinzenta” do Grupo de Acção Financeira Internacional (GAFI), organismo que monitora a prevenção e o combate ao branqueamento de capitais e financiamento ao terrorismo a nível global após ter se constatado lacunas na luta contra de lavagem de dinheiro.
A informação foi confirmada pelo coordenador do Comité Executivo do Gabinete de Informação Financeira, Luís Cezerilo, após uma sessão plenária do GAFI a qual todos países e organizações votaram por unanimidade a retirada de Moçambique da lista cinzenta. “A saída já está proclamada. Saiu hoje Moçambique”, afirmou Cezerilo.
Contudo, segundo o responsável, “Moçambique deverá novamente ser avaliado em 2027, sobre as estruturas legais, regulatórias e institucionais em termos de eficácia de matérias de branqueamento de capitais e financiamento ao terrorismo”.
Neste sentido, a ministra das Finanças, Carla Louveira, que falava à imprensa, minutos após a reunião do GAFI, “Moçambique deve iniciar a compilação de um plano de acção para a fase pós retirada da Lista Cinzenta”.
“A nova fase que segue é a avaliação mútua do País, e que o País irá beneficiar do Grupo de Combate ao Branqueamento de Capitais da África Oriental e Austral (…) que vai fazer a avaliação nacional do risco novamente, à semelhança do que aconteceu em 2021. Portanto, daqui a dois anos, o País terá essa nova avaliação”, declarou a governante.
Louveira assegura que nos próximos dois anos, Moçambique deve se organizar, criando um plano de acção interno, de modo que no momento da avaliação nacional, não volte a entrar na Lista Cinzenta. Por isso, apela aos moçambicanos a estarem cada vez mais activos no combate ao branqueamento de capitais e financiamento ao terrorismo.
“É uma responsabilidade colectiva, do sector público, do sector privado, da sociedade civil, de todos os segmentos da nossa sociedade”, acrescentou.
Recorde-se que além de Moçambique, saíram também da lista cinzenta, a África do Sul, Nigéria e Burkina Faso.
 
(Foto DR)

span { width: 5px; height: 5px; background-color: #5b5b5b; }#mailpoet_form_3{border: 0px solid #000000;border-radius: 0px;color: #ffffff;text-align: left;}#mailpoet_form_3 form.mailpoet_form {padding: 0px;}#mailpoet_form_3{width: 100%;}#mailpoet_form_3 .mailpoet_message {margin: 0; padding: 0 20px;}
#mailpoet_form_3 .mailpoet_validate_success {color: #00d084}
#mailpoet_form_3 input.parsley-success {color: #00d084}
#mailpoet_form_3 select.parsley-success {color: #00d084}
#mailpoet_form_3 textarea.parsley-success {color: #00d084}

#mailpoet_form_3 .mailpoet_validate_error {color: #cf2e2e}
#mailpoet_form_3 input.parsley-error {color: #cf2e2e}
#mailpoet_form_3 select.parsley-error {color: #cf2e2e}
#mailpoet_form_3 textarea.textarea.parsley-error {color: #cf2e2e}
#mailpoet_form_3 .parsley-errors-list {color: #cf2e2e}
#mailpoet_form_3 .parsley-required {color: #cf2e2e}
#mailpoet_form_3 .parsley-custom-error-message {color: #cf2e2e}
#mailpoet_form_3 .mailpoet_paragraph.last {margin-bottom: 0} @media (max-width: 500px) {#mailpoet_form_3 {background-image: none;}} @media (min-width: 500px) {#mailpoet_form_3 .last .mailpoet_paragraph:last-child {margin-bottom: 0}} @media (max-width: 500px) {#mailpoet_form_3 .mailpoet_form_column:last-child .mailpoet_paragraph:last-child {margin-bottom: 0}}
))))>))>

Post a comment

Your email address will not be published.

Related Posts