
A empresa de tecnologia definiu uma data definitiva para o fim do suporte ao Microsoft Lens, que entrará em vigor no próximo dia 9 de fevereiro, depois de ter sido inicialmente anunciado para 15 de novembro do ano passado.
O processo pelo qual a Microsoft retirará a aplicação dos dispositivos iOS e Android começou no último dia 09 de janeiro, embora os utilizadores que já o têm instalado ainda tenham até 9 de março para digitalizar os seus documentos com ele.
“Após essa data, não será possível criar novas digitalizações, mas poderá aceder às suas digitalizações anteriores se a aplicação permanecer instalada no seu dispositivo”, alertou a empresa.
A empresa deixará oficialmente de atualizar a versão Windows 11 SE, desenvolvida para escolas e estudantes do ensino primário. Esta versão do sistema operativo deixará de ser suportada até ao final de 2026.
Miguel Patinha Dias | 12:41 – 05/01/2026
O Microsoft Lens, que conta com mais de 50 milhões de downloads, é uma ferramenta de produtividade que permite digitalizar documentos físicos em arquivos PDF, Word, PowerPoint e Excel e guardá-los no OneNote, OneDrive ou no próprio ‘smartphone’.
Com o fim do suporte, em 9 de fevereiro, o Microsoft Lens desaparecerá da App Store e da Google Play Store. Como alternativa, a Microsoft recomenda utilizar os recursos de digitalização do One Drive através do aplicativo móvel deste serviço.
Leia Também: Executivo da Microsoft desmente que empresa está a preparar despedimentos
Painel