No “showcase” da terceira edição da conferência M-Pesa FinTalks, realizado na passada quinta-feira (11), foi apresentada oficialmente a plataforma M-Pesa Africa Open API, uma solução tecnológica que, segundo Evans Meyo, líder em integração de pagamentos na M-Pesa Africa, promete transformar o ecossistema de pagamentos em Moçambique e acelerar a inclusão financeira no continente africano.

De acordo Meyo, a Open API foi concebida para ser um portal de integração acessível a empreendedores, empresas e programadores, permitindo conexões rápidas e seguras tanto para pagamentos domésticos como internacionais.

“A plataforma inclui soluções para e-commerce local, pagamentos entre empresas, assinaturas recorrentes e até transferências transfronteiriças, respondendo às necessidades de diferentes sectores, desde pequenos negócios até organizações não governamentais”, afirmou.

O responsável explicou que, com a plataforma, será possível efectuar transacções para vários mercados africanos, incluindo Quénia, Tanzânia, Gana, Congo, Etiópia e Lesoto, sem barreiras de fronteiras digitais.

Evans Meyo reforçou ainda que o objectivo é que a Open API se torne uma porta de entrada para que os programadores moçambicanos não apenas criem soluções para o mercado interno, mas também para toda a região.

Com mais de 65 milhões de clientes activos nos diversos mercados onde actua, Meyo acredita que a Open API será um catalisador para o crescimento digital inclusivo, ligando negócios, startups, influenciadores e organizações ao ecossistema global de pagamentos.

A terceira edição do M-Pesa FinTalks decorreu em Maputo e foi pautada por debates sobre inovação, sustentabilidade e desenvolvimento económico, assim como apresentações de soluções que contribuem para a inclusão financeira.

Texto: Ana Mangana

Post a comment

Your email address will not be published.

Related Posts