Os últimos meses têm sido marcados por um debate aceso na indústria dos videojogos a respeito do uso de ferramentas Inteligência Artificial generativa mas, no caso de “GTA VI”, o CEO da Take-Two Interactive, Strauss Zelnick, afirmou que não é de todo uma questão dado que esta tecnologia não foi usada no desenvolvimento do jogo.

Zelnick aproveitou a mais recente apresentação de resultados financeiros da Take-Two para responder a algumas questões e esclarecer algumas dúvidas sobre o lançamento de “GTA VI”, afirmando que a produtora Rockstar Games apenas recorreu a ferramentas de Inteligência Artificial na área de produtividade – não para criação de elementos criativos.
“Os produtos desta empresa sempre foram construídos recorrendo a ‘machine learning e Inteligência Artificial”, explicou Zelnick. “Na verdade sempre fomos líderes nessa área e, neste momento, temos centenas de programas piloto e implementações em toda a nossa empresa, incluindo nos nossos estúdios. E já estamos a ver exemplos onde as ferramentas de Inteligência Artificial generativa estão a impulsionar eficiência de custos e tempo”.

O tamanho do mapa aberto à exploração e a quantidade de atividades à disposição poderá ajudar “Crimson Desert” a rivalizar com o muito aguardado “GTA VI”. O jogo, com lançamento marcado para março, acaba de receber um vídeo onde poderá ficar a conhecer algumas das principais novidades.
Miguel Patinha Dias | 13:33 – 31/01/2026

Apesar de não ser contra a implementação de ferramentas de Inteligência Artificial generativa, Zelnick notou que o uso deste tipo de tecnologia não se traduz imediatamente para a criação de grandes propriedades intelectuais – garantindo que não foi usada na produção de “GTA VI”.
“Dito isto, penso que as ferramentas por si só criam grandes propriedades intelectuais de entretenimento? Não, não há provas de que seja esse o caso e não o será no futuro. Especificamente sobre ‘GTA VI’, a Inteligência Artificial generativa não teve qualquer participação no que a Rockstar Games se encontra a desenvolver. Os mundo deles são feitos à mão. É isso que os diferencia. São construídos de raiz, edifício a edifício, rua por rua, bairro por bairro. Não são gerados gradualmente, nem devem ser. É isso que faz o grande entretenimento”, afirmou o diretor executivo da Take-Two Interactive.
Serve recordar que “GTA VI” tem lançamento marcado para o dia 19 de novembro de 2026 e será lançado na PlayStation 5 e Xbox Series.
Leia Também: Rockstar terá permitido que paciente terminal jogue a “GTA VI”

Post a comment

Your email address will not be published.

Related Posts