A empresa sul-africana de logística Grindrod enfrentou dificuldades nos primeiros cinco meses do ano, devido à queda nos preços de matérias-primas porquê o carvão térmico, grafite e o crómio. A revelação foi feita pelo director executivo do grupo, Xolani Mbambo, durante uma conferência com investidores na quarta-feira, 25 de Junho.

Segundo Xolani Mbambo, citado pelo portal de notícias Mining Weekly, a lance internacional marcada por uma desaceleração económica global, tensões comerciais persistentes e incerteza política continua a praticar pressão negativa sobre o mercado mineiro. “A situação tem sido muito, muito desafiante”, afirmou.

Apesar do contexto difícil, o responsável indicou que Moçambique apresentou sinais positivos oriente ano, com uma melhoria visível face aos motins pós-eleitorais que marcaram o quarto trimestre de 2024. No entanto, o grande repto tem sido “estabilizar as operações no galeria de Maputo” e prometer aos clientes a integridade das mercadorias até ao porto.a d v e r t i s e m e n t

Entre as boas notícias destacadas está a consolidação do terminal de Matola, que está já a gerar valor para o grupo graças à propriedade totalidade do activo. “Outro passo estratégico importante foi a assinatura do conformidade de exploração da instalação de contentores no porto de Richards Bay”, o que marca a ingressão da Grindrod nas operações de terminais de contentores junto ao cais da instalação.

Durante o período em estudo, a participação de 24,7% da Grindrod nos lucros do Porto de Maputo foi de aproximadamente 580,6 milhões de meticais (32,7 milhões de dólares), o que representa uma ligeira queda em relação aos 623 milhões de meticais (35 milhões de dólares) registados no mesmo período do ano anterior.

A margem de EBITDA (lucros antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) na partilha de Portos e Terminais subiu para 35%, face aos 33% do ano anterior. Já a margem de EBITDA da espaço de Logística, excluindo a intermediação de transportes, recuou para 25%, comparada com os 32% do período homólogo de 2024.

“Apesar dos desafios macroeconómicos, a Grindrod continua empenhada em solidar operações estratégicas na região e em prometer valor a longo prazo para os seus accionistas”, disse Xolani Mbambo.a d v e r t i s e m e n t

Post a comment

Your email address will not be published.

Related Posts