O Ministério da Lavradio, Envolvente e Pescas, anunciou em Maputo, o novo preço para o quilo de algodão caroço de primeira ao produtor que passa a custar 22 meticais para a campanha 2025/2026, que corresponde a uma queda de 12 por cento comparativamente a campanha anterior.
Para o algodão caroço de segunda, o governo fixou o preço em 15,5 meticais, contra 17,5 no ano anterior, uma queda de 11,42 por cento.
Entretanto, o governo garante subsidiar a taxa de lucro para a compra de equipamentos e insumos agrícolas por secção dos produtores de algodão.Falando em Maputo esta sexta-feira, o titular do pelouro, Roberto Albino, anunciou que o governo não irá subsidiar o preço, pelo facto de não existirem condições para o efeito.
“Em paralelo com isso, também nós concordamos com a indústria de algodão fortalecer essa cárcere de valor estratégica. Ela tem uma risco de tapume de 100 milénio produtores que estão organizados em associações, que estão dentro de um programa de fomento já enraizado com disciplina, seriedade porquê abordam as transacções económica dentro desta cárcere e trazer mais investimentos para diversificação”, disse.O governo está cônscio que os produtores de algodão também produzem produtos alimentares e outras culturas diversas.“Logo nós queremos aproveitar esta plataforma para utilizá-la e fortalecer a produção de provisões que é a nossa agenda principal”, disse.
Sobre a possibilidade de subsidiar as taxas de juros para a compra de equipamentos e insumos por secção dos produtores de algodão, abrange somente aqueles que estiverem dentro do sistema com a taxa de zero por cento.O ministro anunciou que na presente campanha será introduzida uma plataforma do dedo.
“Todas as transacções das nossas linhas de suporte, vão ocorrer dentro de uma plataforma do dedo, para evitamos transacções informais para também disciplinarem os mecanismos de crédito dos insumos, logo, as pessoas que vão estar a beneficiar de créditos no contexto das nossas linhas de financiamento devem estar registados na plataforma do dedo”, disse.Por outro lado, todas as transacções a crédito e compra de insumos de comercialização estarão dentro da plataforma de modo a prometer uma transparência totalidade.
“Todas as operações que são capturadas no sistema, onde estes impostos são pagos, há transparência e controlo de mercadorias “, referiu.O governo desafia aos produtores de algodão a expandir a cultura para outras regiões do país.(RM/AIM)