A Federação de Desenvolvimento Empresarial de Moçambique (FDEM) manifestou-se, esta quinta-feira (13), em Maputo, sobre a recente decisão do Governo de suspender as atividades de todas as empresas mineradoras na província de Manica, uma medida tomada devido à poluição ambiental, sobretudo dos rios da região.
Segundo o presidente da Assembleia da FDEM, Jorge Chacate, a organização entende a decisão governamental como necessária para conter a degradação ambiental, mas defende a retoma gradual das operações, de forma sustentável e sob supervisão rigorosa.
“A nossa iniciativa visa não só defender a retomada sustentável das empresas mineiras, mas também salvaguardar os interesses das empresas de engarrafamento de água mineral, areeiros e pedreiras que foram afectadas pela medida, conciliando a produção com a preservação ambiental e a manutenção de empregos”, afirmou Chacate, citado pelo Jornal Evidências.
Durante a missão de avaliação realizada em Outu, a FDEM analisou as condições de nove empresas de extração em rocha dura. O relatório constatou que a poluição visível dos rios de Manica é causada principalmente pela mineração aluvionar, sendo que as operações de rocha dura representam menor risco ambiental.
De acordo com a federação, cerca de 1700 trabalhadores estão ameaçados de perder os seus empregos caso a suspensão se prolongue. Por isso, o órgão apresentou ao Governo um conjunto de propostas para equilibrar a proteção ambiental com a recuperação da economia local.
Entre as medidas destacam-se: “Levantamento imediato da suspensão para empresas de engarrafamento de água, areeiros e pedreiras, por terem impacto ambiental reduzido; Retomada das operações mineiras de ouro, com um período de graça de 180 dias (06 meses) para regularização documental; Proibição total e permanente do uso de dragas nos rios, principal fonte da poluição das águas; Autorização controlada das empresas de rochadura que apresentem boas práticas ambientais, mediante supervisão do Governo e por último a Reabilitação dos solos e construção de sistemas de reciclagem de água, além do cumprimento das obrigações de responsabilidade social, como a abertura de furos de água para as comunidades afectadas”.
A FDEM defende ainda a regulamentação do garimpo artesanal, por reconhecer que esta atividade constitui meio de subsistência para várias famílias, mas deve ocorrer de forma organizada e em áreas delimitadas.
Por sua vez, o presidente da FDEM, Lineu Candieiro, reconheceu que houve poluição significativa provocada por empresas de mineração aluvionar e por garimpeiros mecanizados que operam nos rios, mas destacou que as empresas de rochadura têm impacto ambiental mínimo.
“Verificámos que o nível de poluição dessas empresas é de 2 a 3%. Não podemos dizer que é zero, mas é insignificante. Por isso pedimos o levantamento da suspensão dessas atividades menos poluentes”, disse Candieiro.
 
(Foto DR)

span { width: 5px; height: 5px; background-color: #5b5b5b; }#mailpoet_form_3{border: 0px solid #000000;border-radius: 0px;color: #ffffff;text-align: left;}#mailpoet_form_3 form.mailpoet_form {padding: 0px;}#mailpoet_form_3{width: 100%;}#mailpoet_form_3 .mailpoet_message {margin: 0; padding: 0 20px;}
#mailpoet_form_3 .mailpoet_validate_success {color: #00d084}
#mailpoet_form_3 input.parsley-success {color: #00d084}
#mailpoet_form_3 select.parsley-success {color: #00d084}
#mailpoet_form_3 textarea.parsley-success {color: #00d084}

#mailpoet_form_3 .mailpoet_validate_error {color: #cf2e2e}
#mailpoet_form_3 input.parsley-error {color: #cf2e2e}
#mailpoet_form_3 select.parsley-error {color: #cf2e2e}
#mailpoet_form_3 textarea.textarea.parsley-error {color: #cf2e2e}
#mailpoet_form_3 .parsley-errors-list {color: #cf2e2e}
#mailpoet_form_3 .parsley-required {color: #cf2e2e}
#mailpoet_form_3 .parsley-custom-error-message {color: #cf2e2e}
#mailpoet_form_3 .mailpoet_paragraph.last {margin-bottom: 0} @media (max-width: 500px) {#mailpoet_form_3 {background-image: none;}} @media (min-width: 500px) {#mailpoet_form_3 .last .mailpoet_paragraph:last-child {margin-bottom: 0}} @media (max-width: 500px) {#mailpoet_form_3 .mailpoet_form_column:last-child .mailpoet_paragraph:last-child {margin-bottom: 0}}
))))>))>

Post a comment

Your email address will not be published.

Related Posts