
A Tesla anunciou na mais recente apresentação de resultados financeiros que fez um investimento no valor de 2 mil milhões de dólares (1,67 mil milhões de euros) na xAI, uma empresa de Inteligência Artificial. As duas empresas são lideradas por Elon Musk.
Como conta o site TechCrunch, este investimento agora anunciado pela Tesla foi reprovado pelos acionistas da fabricante de carros elétricos – que votaram contra a iniciativa em novembro do ano passado após a Tesla lançar uma votação não vinculativa.
A Tesla decidiu, ainda assim, avançar com o investimento e justificou a decisão numa carta enviada aos acionistas da empresa.
O Optimus é um robô humanoide que a Tesla quer vender para ajudar em tarefas caseiras. Elon Musk marcou presença em Davos e afirmou que o lançamento acontecerá em 2027.
Miguel Patinha Dias | 10:18 – 23/01/2026
“Conforme havia sido estabelecido na Parte IV do Master Plan, a Tesla está a desenvolver produtos e serviços que levam a Inteligência Artificial para o mundo físico. Entretanto, a xAI está a desenvolver produtos e serviços de Inteligência Artificial de vanguarda, tal como o grande modelo de linguagem Grok. Nesse contexto, e como parte da estratégia mais abrangente do Master Plan Parte IV, a Tesla e a xAI entraram num acordo relacionado com o investimento”, pode ler-se na carta.
É importante recordar que, no começo deste mês de janeiro, a xAI anunciou que conseguiu reunir mais 20 mil milhões de dólares (16,69 mil milhões de euros) na anterior ronda de investimento.
Além de a Valor Equity Partners, a Fidelity, a Autoridade de Investimento do Qatar, a Nvidia e a Cisco, sabe-se agora que a Tesla também se encontrava entre os investidores.
Sublinhar ainda que já existe uma relação existente entre a Tesla e a xAI no que diz respeito a colaboração e investimento. A Tesla é a empresa que fornece as baterias que ‘alimentam’ os data centers da xAI, com o seu Grok a estar integrado nos carros elétricos da marca.
Além disso, a xAI já adiantou aos investidores que desenvolverá a Inteligência Artificial que estará implementada nos robôs humanoides da Tesla, de nome Optimus.
Leia Também: Elon Musk: “A morte tem alguns benefícios”
Painel