
Taxa de inflação sobe para 2,4% em junho
A taxa de inflação homóloga terá aumentado para 2,4% em junho, mais 0,1 pontos percentuais do que no mês anterior, segundo a estimativa rápida divulgada esta segunda-feira pelo Instituto Vernáculo de Estatística (INE).
“Tendo por base a informação já apurada, a taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá aumentado para 2,4% em junho de 2025, taxa superior em 0,1 pontos percentuais (p.p.) à observada no mês anterior”, pode ler-se no relatório do INE.
O indicador de inflação subjacente – índice totalidade excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos – terá registado também uma variação de 2,4% (2,2% no mês precedente).
“A variação do índice relativo aos produtos energéticos diminuiu para -1,3% (0,1% em maio de 2025) enquanto o índice referente aos produtos alimentares não transformados terá voltado a açodar para 4,7% (4,0% no mês anterior)”, é ainda referido.
A estimativa rápida hoje divulgada pela poder estatística pátrio indica ainda que, por conferência com o mês anterior, a variação do IPC (índice de preços no consumidor) terá sido de 0,1% (0,3% em maio e nula em junho de 2024).
Nos últimos 12 meses a estimativa do INE é de uma variação de 2,3%, valor idêntico ao registado no mês anterior.
Relativamente ao IHPC (índice harmonizado de preços no consumidor) português, leste terá registado uma variação homóloga de 2,1% (1,7% no mês anterior).
Os dados definitivos referentes ao IPC de junho serão publicados pelo INE no dia 10 de julho.
[Notícia em atualização]
Leia Também: Powell alerta sobre tarifas. Republicanos acusam-no de parcialidade