Simulador. É logo que sabe a que apoios da Segurança Social tem recta

A Segurança Social lançou uma novidade no mês pretérito: um simulador de apoios que permite ao utilizador saber a que prestações sociais pode ter recta a receber – e há mais de 40!
 
Agora, na edição mais recente da sua newsletter, a Segurança Social explica que esta é “a forma fácil e simples de saber os seus direitos”. 
“A Segurança Social lançou um Simulador que, através de um conjunto de perguntas, permite saber a que prestações sociais poderá ter recta, remetendo em muitas situações diretamente para a realização do pedido online”, explica o organização no mesmo documento. 
Leste simulador, que está disponível no site do organização, “garante uma maior transparência e isenção no aproximação à informação referente às prestações sociais, representando um instrumento importante na promoção da literacia em direitos sociais e o pleno aproximação aos direitos”. 
A Segurança Social explica ainda que o “simulador considera para o cômputo mais de 40 prestações, apresentando ainda informação suplementar sobre prestações para casos especiais”.
Pode aquiescer ao simulador de prestações sociais da Segurança Social através deste link. 
Saiba o que é necessário
Segundo o Instituto da Segurança Social (ISS), para poder responder às perguntas do simulador da forma mais correta provável, irá precisar de algumas informações, as quais pode consultar cá ao iniciar o preenchimento, que vagar, em média, sete minutos. 

Novo simulador da Segurança Social permite ao cidadão saber, “de forma simples e rápida, a que prestações sociais pode eventualmente ter recta”.
Beatriz Vasconcelos | 08:13 – 16/05/2025

“Leste simulador abrange a maioria das prestações da Segurança Social. Os resultados apresentados dependem exclusivamente dos dados que introduzir e não são vinculativos”, salvaguarda o organização.
Ou por outra, as “prestações apresentadas nos resultados das simulações respeitam à pessoa que está a efetuar a simulação e respetivos dependentes”, sendo que “para os restantes elementos do associado familiar saberem as prestações a que podem ter recta, porquê por exemplo o subvenção de desemprego, devem ser os próprios a simular”.
E mais: “Se reside, trabalha ou trabalhou no estrangeiro, os resultados desta simulação podem não refletir com precisão a sua situação específica”. 
Pode ainda ler-se na plataforma que “para poder responder às perguntas do simulador da forma mais correta provável, irá precisar de algumas informações”.
“As questões têm porquê objetivo prescrever para que subsídios/prestações poderá estar elegível e todos os dados pedidos são relevantes para determinadas prestações sociais e, por isso, é importante que responda da forma mais correta provável”, pode ler-se. 
Pode consultar a simulação efetuada clicando no botão ‘Consultar Simulação’.
Durante a simulação, a Segurança Social vai dando detalhes sobre o processo, explicando cada passo e também permite consultar um resumo da simulação. 

O número de beneficiários de prestações de desemprego subiu 2% em maio, face ao período homólogo, mas caiu 4,3%, face a abril, para 187.654, segundo a síntese estatística da Segurança Social hoje divulgada.
Lusa | 15:54 – 20/06/2025

Leia Também: Sedes pede reforma fiscal, da Segurança Social e da gestão pública

Partilhe o seu amor
SabeBusiness Admin
SabeBusiness Admin

A SabeBusiness é uma plataforma inovadora dedicada a conectar, impulsionar e transformar negócios em todos os setores da economia. Criada com a missão de fortalecer o ecossistema empresarial, a SabeBusiness oferece um ambiente digital estratégico onde empreendedores, empresas, profissionais e organizações podem expandir suas redes, promover seus serviços e explorar novas oportunidades de mercado.

Artigos: 17040

Newsletter informativa

Insira o seu email abaixo para subscrever a nossa newsletter

Deixe um comentário