
Quais as Vantagens e Riscos do Mercado Geral? • Quotidiano Poupado
Um mercado generalidade é o resultado de um conciliação entre um grupo de países que visa utilizar as mesmas tarifas e procedimentos, criando uma associação mercantil.
O objectivo é facilitar essas transacções económicas para todos os envolvidos e, assim, fortalecer o grupo uma vez que um todo.
A formação de um mercado generalidade entre países tem o potencial de beneficiá-los de várias maneiras:
Primeiro, uma vez que o mercado generalidade envolve necessariamente a livre circulação dos meios de produção leva a uma alocação mais eficiente desses meios. Porquê resultado, as economias crescem e fortalecem-se;
Segundo, a eliminação das fronteiras expande o mercado consumidor de cada país, aumentando a procura. Desta forma, as empresas têm mais espaço para se expandir;
Em terceiro lugar, a concorrência também se torna mais acirrada. Porquê consequência, as empresas com problemas acabam por trespassar do mercado, o que beneficia os consumidores, que poderão comprar nos melhores fornecedores.
Riscos do mercado generalidade
Apesar das suas vantagens, um mercado generalidade também pode trazer riscos.
O primeiro é que, se os países membros estiverem em situações socioeconómicas muito diferentes, os mais frágeis podem tolerar. Por exemplo, as suas empresas nacionais perderão terreno para os produtos importados (que chegarão a preços competitivos, graças à eliminação das barreiras), enquanto a sua população migrará em grande graduação para outros países.
Outro risco grave está ligado precisamente a essa tendência de as pessoas se mudarem para um determinado país do mercado generalidade, por pretexto das melhores condições de vida que oferece.
O problema é que, com o aumento da população resultante da transmigração, essas condições podem finalizar por piorar, devido à falta de capacidade para ‘albergar’ todos. Porquê resultado, os salários diminuem e os serviços públicos, uma vez que a saúde e a instrução, tornam-se ineficientes.
Manancial: Mais Retorno