PRR? “Trabalhamos afincadamente para não perder um tostão de subvenções”

“Trabalhamos afincadamente para não perder um tostão de subvenções do PRR, e estamos muito atentos a tudo aquilo que possam ser constrangimentos”, afirmou Hélder Reis, à margem do lançamento da construção de uma versão rodoviária, em Torres Vedras.
 
Questionado sobre o aumento dos preços e o facto de o financiamento obtido não ser suficiente para em muitos casos certificar as obras, o secretário de Estado do Planeamento e do Desenvolvimento Regional respondeu que o país tem encontrado soluções.
“Para as 26.000 casas que é preciso erigir no contexto do PRR, o Orçamento do Estado [OE] já assegurou tapume de 800 milhões de euros, e, portanto, tem sido o próprio OE a colocar verba para financiar alguns dos projetos que o país entende que devem ser financiados”, exemplificou.
O governante mostrou-se disponível para “colocar soluções” nos casos em que há falta de verba.
Hélder Reis afirmou que a gestão do PRR por Portugal “está a seguir os trâmites normais”, recusando quaisquer atrasos.
O governante explicou que, na verificação com os pedidos de pagamento dos estados-membros da União Europeia, “somos dos países que temos feito pedidos atempadamente”.
As verbas estão a ser recebidas “dentro daquilo que foi programado”.
Já quanto às metas, Portugal submeteu na quinta-feira o sétimo pedido de pagamento, “estamos a esperar ser ressarcidos do sexto pedido de pagamento e estamos a trabalhar para que, até ao final do ano, tenhamos o oitavo pedido pagamento e, em 2026, o nono e o décimo”.
Dos 22 milénio milhões de euros aprovados para Portugal, já foram recebidos 10 milénio milhões de euros da União Europeia e, desses, mais de oito milénio milhões já foram pagos aos beneficiários finais, contando por isso com uma realização de 47%.
Um montante entre os 1.500 a 2.000 milhões de euros está na jurisdição das entidades gestoras, uma vez que as Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regionais, para serem pagos.
“Temos liquidez para remunerar, e, portanto, a breve prazo vai ser desbloqueado o sexto pedido de pagamento, que fizemos em novembro, provavelmente ainda durante o verão”, acrescentou.
Leia Também: “Ininterrupção de Pedro Machado no Turismo é uma boa notícia”

Partilhe o seu amor
SabeBusiness Admin
SabeBusiness Admin

A SabeBusiness é uma plataforma inovadora dedicada a conectar, impulsionar e transformar negócios em todos os setores da economia. Criada com a missão de fortalecer o ecossistema empresarial, a SabeBusiness oferece um ambiente digital estratégico onde empreendedores, empresas, profissionais e organizações podem expandir suas redes, promover seus serviços e explorar novas oportunidades de mercado.

Artigos: 15605

Newsletter informativa

Insira o seu email abaixo para subscrever a nossa newsletter

Deixe um comentário