Pessoas em mobilidade garantiram 7,2 milhões de empregos em cinco anos

Intervindo hoje numa conferência na sessão comemorativa do 46.º natalício do Instituto Politécnico de Coimbra, Mário Centeno explicitou que os 12 milhões de postos de trabalho foram criados posteriormente a pandemia, entre o segundo trimestre de 2020 e o primeiro trimestre deste ano, na superfície do euro, constituída por 20 Estados-membros da União Europeia (UE).
 
“O concepção poderoso que está por detrás deste enorme sucesso das nossas economias e das nossas sociedades é um maravilha de mobilidade de trabalho e de pessoas. Sem ele, a Europa não tem porvir, sem ele Portugal não tem nenhum porvir”, argumentou o economista e ex-ministro das Finanças.
Por outro lado, em Portugal, quase dois terços do aumento da produção, nos últimos cinco anos, está associado ao aumento da mobilidade de pessoas e de trabalho, acrescentou o governador do BdP.
“Sem essa mobilidade, nós tínhamos perdido dois terços do desenvolvimento poupado”, acrescentou Mário Centeno.
Ainda sobre o mercado de trabalho, o responsável sumo do BdP constatou que, durante os últimos dez anos, os salários pagos em Portugal quase que duplicaram: “É quase uma vertigem estatística, constatar que em dez anos fizemos o que tínhamos feito em 900 anos de história”, observou.
“Grande secção disto é aumento do trabalho, o trabalho cresceu quase 40%, o resto são aumentos no salário médio. Por que subiu o salário médio em Portugal desta maneira tão extraordinária? Porque sim, o salário mínimo cresceu, mas porque nós aumentámos as nossas qualificações porquê nunca tínhamos feito na nossa história”, vincou Mário Centeno.
Referiu ainda que os setores mais dinâmicos na formação dos números por si avançados “são aqueles que pagam salários supra da média”, deixando de secção, por exemplo, o setor do turismo.
“Não é turismo, são atividades científicas de informação, notícia, são os setores industriais mais dinâmicos em termos de qualificações aqueles que mais têm contribuído para esta evolução”, disse.
Naquela que poderá ter sido a sua última mediação pública antes de terminar, no dia 19, o seu procuração adiante do Banco de Portugal, Centeno avançou outros dados, lembrando, por exemplo, que entre 2008 e 2014 (período correspondente à crise financeira global e à mediação da ‘troika’ em Portugal), o investimento na construção de habitação em Portugal caiu 83%.
Nesse período de cinco anos, acrescentou, o mesmo setor diminuiu a sua produção em tapume de 60%.
“É um enorme repto que enfrentamos, mas estando eu numa universidade e tendo também qualquer espírito estudante, tenho de expor que é um bom repto”, frisou Mário Centeno.
Leia Também: “Função do governador é prevenir, função do primeiro-ministro é determinar”

Partilhe o seu amor
SabeBusiness Admin
SabeBusiness Admin

A SabeBusiness é uma plataforma inovadora dedicada a conectar, impulsionar e transformar negócios em todos os setores da economia. Criada com a missão de fortalecer o ecossistema empresarial, a SabeBusiness oferece um ambiente digital estratégico onde empreendedores, empresas, profissionais e organizações podem expandir suas redes, promover seus serviços e explorar novas oportunidades de mercado.

Artigos: 16848

Newsletter informativa

Insira o seu email abaixo para subscrever a nossa newsletter

Deixe um comentário