Operosidade Empresarial Abranda Mas Expectativas São as Mais Elevadas do Último Ano • Quotidiano Parcimonioso

As condições de operação das empresas moçambicanas voltaram a deteriorar-se em Junho de 2025, com o índice PMI (Purchasing Managers’ Índice) do Standard Bank Moçambique a desabar de 49,6% em Maio para 49,1%, uma redução que sinaliza uma novidade contracção da operosidade no sector privado pátrio.

Esta é a segunda queda mensal consecutiva, e a quinta vez em oito meses que o índice permanece inferior do limiar de 50 pontos, valor que distingue expansão de contracção.

“Em Junho, ocorreram contracções mensais na produção, nas novas encomendas e nas aquisições”, refere o relatório, sublinhando que “o PMI de Junho é consistente com as pressões fiscais recorrentes e com os desequilíbrios entre a oferta e a procura de moeda externa no mercado cambial, que limitam a procura agregada”.a d v e r t i s e m e n t

O documento destaca que “a operosidade empresarial caiu pela primeira vez em cinco meses”, reflectindo um “prostração das vendas”. Também o totalidade de novos negócios decresceu, embora de forma ligeira. As compras, por seu lado, sofreram uma “quebra acentuada”, a mais rápida do ano até agora, arrastando consigo a redução dos inventários pelo segundo mês seguido.

Apesar do quadro de contracção, o relatório aponta sinais de resiliência. “As empresas moçambicanas comunicaram um novo aumento no número de funcionários”, justificado pelo aumento da procura por mão-de-obra e por um “novo aumento do volume de encomendas em tardança”. Ainda assim, leste incremento não impediu a queda universal na operosidade. Acresce que os prazos de entrega dos fornecedores também melhoraram, embora ao ritmo mais lento dos últimos três meses.

Outro oferecido de destaque prende-se com o sentimento empresarial, que registou uma inflexão positiva: “O subíndice do PMI de expectativas empresariais para o horizonte subiu para o valor mais cimalha dos últimos 13 meses”.

Esta melhoria, indica o Standard Bank, poderá estar associada ao “progresso relativo aos projectos de gás oriundo liquefeito (GNL)”, que se espera venham a impulsionar a operosidade económica. Os principais motores do aumento da produção, segundo os inquiridos, incluem a chegada de novos clientes, o desenvolvimento empresarial e planos de recrutamento.

“As condições de financiamento, ainda restritivas, assim porquê um investimento fraco, não têm permitido um aumento relevante da procura de empréstimos bancários”Fáusio Mussá, economista-chefe do Standard Bank Moçambique

Em termos de preços, o questionário revela uma moderação nas pressões inflacionistas. “Os preços dos meios de produção aumentaram ligeiramente” e “os salários dos funcionários diminuíram pela primeira vez desde Março”, refere o relatório. Mesmo assim, os encargos com a produção subiram, com a taxa de inflação a ser “a mais rápida registada desde Setembro do ano pretérito”. O sector secundário e o dos serviços foram os únicos a registar aumentos dos custos totais.

Segundo Fáusio Mussá, economista-chefe do Standard Bank Moçambique, “as condições de financiamento, ainda restritivas, assim porquê um investimento fraco não têm permitido um aumento relevante da procura de empréstimos bancários”. Os dados de Abril mostram que o rácio de transformação de depósitos em empréstimos atingiu “um mínimo histórico de 41% em moeda sítio e de 28,1% em moeda estrangeira”.

Ainda no domínio macroeconómico, o Standard Bank reviu em baixa a sua previsão de inflação para o final de 2025, de 6,1% para 4,1%. Manteve, no entanto, a previsão de incremento do Resultado Interno Bruto (PIB) em 3%, antecipando que o Banco de Moçambique continue a reduzir as taxas de rendimento de referência.

A recolha de dados para o questionário decorreu entre 12 e 25 de Junho e envolveu tapume de 400 empresas de diversos sectores, incluindo lavradio, mineração, indústria transformadora, construção, transacção e serviços.

Texto: Felisberto Rucoa d v e r t i s e m e n t

Partilhe o seu amor
SabeBusiness Admin
SabeBusiness Admin

A SabeBusiness é uma plataforma inovadora dedicada a conectar, impulsionar e transformar negócios em todos os setores da economia. Criada com a missão de fortalecer o ecossistema empresarial, a SabeBusiness oferece um ambiente digital estratégico onde empreendedores, empresas, profissionais e organizações podem expandir suas redes, promover seus serviços e explorar novas oportunidades de mercado.

Artigos: 16845

Newsletter informativa

Insira o seu email abaixo para subscrever a nossa newsletter

Deixe um comentário