
Missão Militar da UE Promove Programa de Manutenção Dos Equipamentos Fornecidos às Forças Moçambicanas • Diário Económico
a d v e r t i s e m e n t
A Missão de Assistência Militar da União Europeia em Moçambique (EUMAM MOZ) iniciou nesta segunda-feira, 21 de Abril, um novo programa de gestão e manutenção dos equipamentos e activos fornecidos às Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM). Segundo um comunicado, a iniciativa é liderada pelo comandante da Divisão de Equipamentos e Manutenção, coronel Henrique João Sopa, e pelo chefe do Grupo Consultivo, Marco Maccaroni.
“Este programa de seis semanas, desenvolvido em estreita colaboração entre a EUMAM MOZ e o Departamento de Logística das FADM, visa aumentar a eficácia da gestão e manutenção nas Forças Armadas. O principal objectivo é garantir a sustentabilidade a longo prazo dos equipamentos e activos fornecidos pela União Europeia”, avançou o documento.
De acordo com a nota, um total de 29 militares foram seleccionados para participar no programa e, após a conclusão, estarão totalmente qualificados para assumir funções de liderança nos centros de manutenção das oficinas da FADM, onde vão desempenhar um papel fundamental para garantir a gestão eficiente de equipamentos militares.
“A manutenção e gestão dos materiais contribuem para melhorar a eficiência geral das Forças Armadas e apoiar a durabilidade dos seus sistemas logísticos e operacionais.”
Recentemente, a Missão de Assistência Militar da União Europeia em Moçambique anunciou que treinou um grupo de 25 oficiais das Forças Armadas de Defesa de Moçambique, que vão assumir um papel relevante e estratégico para o futuro das operações militares contra o terrorismo na província de Cabo Delgado, na região Norte do País.
A EUMAM MOZ é uma missão não executiva, com mandato até Junho de 2026, e foca-se no ciclo de formação operacional e de manutenção, ministrando também formação especializada às FADM como forma de prepará-las para serem auto-suficientes no combate à insurgência que assola alguns distritos da província de Cabo Delgado desde 2017.a d v e r t i s e m e n t