Menos portugueses planeiam viajar oriente ano (e quanto se gasta?)

Em 2025, menos portugueses optam por fazer férias no verão. A desenlace é de um estudo do  Observador Cetelem, divulgado esta quarta-feira, que revela também que o valor médio que planeiam gastar nas férias diminuiu 40 euros para 966 euros. 
 
“Com a chegada dos meses mais quentes, as intenções dos portugueses relativamente às férias de verão revelam que, em 2025, 7 em cada 10 portugueses planeiam gozar férias durante o verão (66%), uma percentagem que, embora subordinado à registada em 2024 (77%), continua supra dos valores observados entre 2020 e 2022 (48%), períodos marcados pelos efeitos da pandemia”, pode ler-se num expedido a que o Notícias ao Minuto teve aproximação. 
O estudo revela ainda que “a percentagem de portugueses que afirma não ter intenção de fazer férias no verão duplicou oriente ano, atingindo os 15%”, sendo que a “principal razão apontada por estes inquiridos é a falta de condições financeiras (43%)”. 
“Verifica-se também a subtracção na proporção de portugueses que tencionam passar férias fora de mansão: 66%, face aos 73% registados no ano anterior. Esta descida pode ser explicada pela tentativa de reduzir custos e manter os gastos sob maior controlo”, pode ler-se na nota divulgada. 
Para onde vão? 
Relativamente aos destinos escolhidos, Portugal continua a ser o preposto pelos turistas nacionais, com o província de Faro a destacar-se uma vez que o principal sorte dentro de fronteiras, uma vez que habitualmente.
“Ainda assim, há uma fatia significativa da população (35%) que pretende viajar para o estrangeiro, com Espanha (35%), França (17%) e Itália (12%) a manterem a liderança entre os destinos mais mencionados”, é ainda referido. 
O estudo revela que a “escolha do sorte de férias é fortemente influenciada pelo fator poupado”, já que o “dispêndio financeiro surge uma vez que o elemento mais determinante no processo de decisão (40%), logo seguido da vontade de estar com familiares ou amigos (24%)”.
Quanto vão gastar?
Em relação ao orçamento previsto para as férias, o valor médio que os portugueses planeiam gastar nas férias de verão de 2025 é de tapume de 966 euros, o que significa menos 4% (tapume de 40 euros) face aos 1.005 euros do ano anterior.
“A estudo dos principais itens de despesa mostra que a estadia continua a ser o fator com maior peso no orçamento, com uma média superior a 475 euros, seguida pelos gastos com a viagem (tapume de 350 euros) e pelas refeições (250 euros)”, pode ler-se.
Importa ainda referir que o “lazer ocupa o último lugar nesta lista, com uma média de 160 euros, o que pode indicar uma intenção de privilegiar os aspetos essenciais das férias em detrimento de atividades complementares”.
Citado na mesma nota, Hugo Lousada, diretor de marketing B2B & B2C do Cetelem – BNP Paribas Personal Finance Portugal, explica que “a vontade dos portugueses de usufruírem dos momentos de lazer e folga nesta idade do ano continua a ser uma grande tendência, no entanto, a percentagem que tenciona fazer férias durante o verão de 2025 está ligeiramente aquém do ano anterior”.
“As condições financeiras e o incremento dos preços nos meses de Verão são dos principais fatores apontados, pelo que há já um número significativo de portugueses que indicam preferir ir de férias noutra profundidade do ano”, conclui. 
Leia Também: Do IRS ao IUC, é logo que funciona o pagamento de impostos em prestações

Partilhe o seu amor
SabeBusiness Admin
SabeBusiness Admin

A SabeBusiness é uma plataforma inovadora dedicada a conectar, impulsionar e transformar negócios em todos os setores da economia. Criada com a missão de fortalecer o ecossistema empresarial, a SabeBusiness oferece um ambiente digital estratégico onde empreendedores, empresas, profissionais e organizações podem expandir suas redes, promover seus serviços e explorar novas oportunidades de mercado.

Artigos: 16861

Newsletter informativa

Insira o seu email abaixo para subscrever a nossa newsletter

Deixe um comentário