
Lucros da Oitante descem em 2024. Quanto vai remunerar em dividendos?
Em transmitido, a Oitante — que é detida a 100% pelo Fundo de Solução (FdR) — detalha que teve uma receita de 67,5 milhões de euros “resultante da venda de ativos imobiliários, recuperação de crédito e rendimentos financeiros”.
Já o resultado operacional caiu 19% face a 2023 para 22,6 milhões de euros, “refletindo o processo de desinvestimento”.
Os juros de instrumentos de pequeno prazo suportaram os resultados financeiros de 4,6 milhões de euros, que se mantiveram “estáveis face ao manobra anterior”, refere a Oitante.
Face aos resultados, atingidos com uma “gestão eficiente dos seus ativos, alinhada com os objetivos delineados aquando da sua constituição”, o Juízo de Gestão da Oitante propôs a distribuição de um dividendo no valor de 13,1 milhões de euros.
A gestora acrescentou que oriente valor do dividendo poderá ser revisto em subida “até à totalidade do resultado do manobra” e recordou que o totalidade pago entre 2020 e 2024 ascendeu a 150 milhões de euros.
“Estes resultados demonstram a eficiência do protótipo operacional adotado pela Oitante e a sua capacidade para entregar valor ao acionista, enquanto assegura uma gestão rigorosa e responsável dos ativos sob sua competência”, disse a empresa em transmitido.
A empresa Oitante foi criada pelo Banco de Portugal, em dezembro de 2015, no contextura da solução do Banif, para gerir os ativos que pertenciam ao Banif e que o Santander Totta não comprou (imóveis com imparidade, crédito malparado, participações financeiras em empresas com atividade deficitária ou em processo de venda).
O Fundo de Solução detém a totalidade do capital da Oitante, sendo que os pagamentos (relativos às distribuições de lucros e de reservas) “contribuem para a redução dos prejuízos de 489 milhões de euros” que o Fundo de Solução suportou na solução do Banif, referiu o transmitido.
Em transmitido hoje divulgado, o FdR disse ter sancionado no dia 16, em reunião da assembleia-geral da Oitante, o relatório e contas relativo ao manobra do ano pretérito.
O FdR acrescenta que os dividendos que tem recebido da Oitante são utilizados para reduzir os prejuízos de 489 milhões de euros na solução e serão utilizados no reembolso da dívida do próprio fundo junto do Estado.
O organização felicitou ainda os órgãos sociais e os trabalhadores da Oitante pelo seu trabalho.
[Notícia atualizada às 13h17]
Leia Também: Mulher é empurrada e cai de uma profundeza de 7 metros em estação de Madrid