
Lucro do UBA em Moçambique Aumentou Mais de 37% Para 15 Milhões de Dólares em 2024 • Quotidiano Parcimonioso
a d v e r t i s e m e n tOs lucros do United Bank for Africa (UBA) em Moçambique fixaram-se, em 2024, nos 969,2 milhões de meticais (15 milhões de dólares), um aumento de 37,9% face aos 702,8 milhões de meticais (10,9 milhões de dólares) contabilizados no ano pretérito.
“Oriente desempenho foi impulsionado pela expansão do resultado bancário, alavancado pelo aumento da carteira de títulos, reflectindo o incremento dos depósitos dos clientes e uma estratégia de alocação eficiente dos recursos”, avança um documento da entidade bancária citado pela Lusa.
De pacto com a nota, com oriente desempenho, o UBA decidiu partilhar 377 milhões de meticais (5,8 milhões de dólares) uma vez que dividendos aos accionistas, aplicando o restante em reservas.a d v e r t i s e m e n t
No período em estudo, o totalidade de clientes da instituição também cresceu, passando de 20 milénio para 23 milénio, enquanto o número de trabalhadores cresceu para 131, em cinco unidades de negócio existentes no País.
“Os resultados e os rácios financeiros atingidos demonstram a filiação pelo banco de critérios de prudência de comportamento na gestão de liquidez, na licença de crédito aos clientes, na diversificação da carteira de depósitos e no investimento feito ao longo do ano em infra-estruturas”, lê-se no documento.
O UBA é um dos maiores bancos pan-africanos e a sucursal de Moçambique fechou 2024 com o activo totalidade a aumentar 63,9%, para 15 milénio milhões de meticais e os depósitos de clientes a crescerem 121%, para 10,4 milénio milhões de meticais, enquanto o passivo cresceu para 11 milénio milhões de meticais.
Dados do banco médio indicam que funcionam, em Moçambique, 15 bancos comerciais e 12 micro bancos, além de cooperativas de crédito e organizações de poupança e crédito.