
Investimento Dos Emirados Árabes Unidos em Moçambique Chega a Quase 5 MM$ Nos Últimos 5 Anos • Diário Económico
a d v e r t i s e m e n t
O investimento dos Emirados Árabes Unidos (EAU) em Moçambique aproximou-se dos 5 mil milhões de dólares (315 mil milhões de meticais) nos últimos cinco anos, consolidando aquele país como o principal parceiro económico de Moçambique neste período. A informação foi avançada esta sexta-feira (25), em Maputo, pelo secretário de Estado do Turismo, Fredson Bacar.
“A balança comercial com os Emirados Árabes Unidos, apesar de desfavorável para Moçambique, registou um crescimento assinalável ao nível das exportações, cifradas em 639 milhões de dólares (40 mil milhões de meticais), contra 4,1 mil milhões de dólares (262 mil milhões de meticais) em importações”, afirmou Bacar, sublinhando haver “potencial de oportunidade de crescimento e diversificação de exportações.”
No âmbito da promoção de oportunidades de investimento, Moçambique tem participado activamente em plataformas de negócios nos EAU, com destaque para o Fórum de Negócios realizado à margem da Expo Dubai 2020 e, mais recentemente, a Annual Investment Meeting de 9 de Abril de 2025, em Abu Dhabi.a d v e r t i s e m e n t
As áreas prioritárias definidas pelo Governo moçambicano para captar investimento incluem agricultura, energia, infra-estruturas, recursos minerais, indústria e turismo. “Através do programa nacional Industrializar Moçambique, gostaríamos, em especial, de convidar empresários dos Emirados Árabes Unidos a investir na implantação de parques industriais, na indústria de fertilizantes e de produtos farmacêuticos, bem como na transformação de produtos agro-alimentares, incluindo pescados de águas interiores e minerais críticos”, detalhou Bacar.
A balança comercial com os Emirados Árabes Unidos, apesar de desfavorável para Moçambique, registou um crescimento assinalável ao nível das exportações, cifradas em 639 milhões de dólares
O seminário de negócios e investimentos, que decorreu em Maputo, foi organizado pela Câmara de Comércio de Moçambique em parceria com a Câmara de Comércio de Dubai. A missão empresarial dos EAU foi liderada por Mohammad Looth, presidente da Câmara de Comércio de Dubai, e contou com a presença do embaixador dos Emirados Árabes Unidos em Moçambique, Saeed Mohamed Baormran.
Para tornar o ambiente de negócios mais atractivo, o Executivo moçambicano celebrou recentemente acordos para evitar a dupla tributação, promoção e protecção recíproca de investimentos, actualmente em processo de ractificação. “São instrumentos que têm contribuído para estimular as novas iniciativas de investimentos privados dos Emirados Árabes Unidos em Moçambique”, salientou Bacar.
Já Álvaro Massingue, presidente da câmara de comércio de Moçambique, reforçou a mensagem, destacando a abundância de recursos naturais no País: gás natural, terras aráveis, minerais e uma vasta costa marítima rica em biodiversidade. “O Dubai é um exemplo admirável de como a visão estratégica, a inovação e o investimento inteligente podem transformar um território desértico num centro económico global”, afirmou.
Entre as reformas recentemente implementadas para atrair mais investimento externo estão a aprovação de um novo regulamento comercial, a revisão da lei cambial e a redução do IVA de 17 para 16%.
O reforço das relações comerciais e de investimento entre Moçambique e os Emirados Árabes Unidos é visto como uma estratégia-chave para impulsionar a diversificação económica e promover o desenvolvimento sustentável no País.
Fonte: Agência de Informação de Moçambique (AIM)