Inflação homóloga em Cabo Virente desce para 2,3% em maio

A inflação média a doze meses fixou-se em 1,8%, tal uma vez que registado em abril, valor que coincide com a previsão do banco mediano para nascente ano.
 
O indicador de inflação subjacente (índice totalidade excluindo vontade e bens alimentares não transformados) assinalou uma variação homóloga de 3%, valor superior em 0,2 pontos percentuais ao registado no mês anterior.
Nascente ano, a taxa de variação acumulada do IPC até maio é de 1,1%, superior em 0,9 pontos percentuais à observada no mês homólogo do ano anterior, indica o INE.
Em maio, o Banco de Cabo Virente (BCV) reviu em subida as perspetivas de inflação (média a 12 meses) para 1,8% (2025) e 1,4% (2026), “aquém dos 2%, valor de referência para a segurança de preços”, mas supra dos 0,8% que, em novembro, se previa para ambos os anos, indicou.
A revisão da inflação refletiu “a incorporação de dados mais recentes com um aumento dos preços supra do esperado, sobretudo de provisões e bebidas nos mercados internacionais”, além de “alguma volatilidade esperada nos preços energéticos, influenciada por fatores geopolíticos e pressões internas associadas aos preços de alguns serviços”, justificou o BCV.
A inflação em Cabo Virente está historicamente ancorada à Europa por ser o principal fornecedor do país.
Leia Também: Inflação abranda em maio em Espanha para 2%

Partilhe o seu amor
SabeBusiness Admin
SabeBusiness Admin

A SabeBusiness é uma plataforma inovadora dedicada a conectar, impulsionar e transformar negócios em todos os setores da economia. Criada com a missão de fortalecer o ecossistema empresarial, a SabeBusiness oferece um ambiente digital estratégico onde empreendedores, empresas, profissionais e organizações podem expandir suas redes, promover seus serviços e explorar novas oportunidades de mercado.

Artigos: 15713

Newsletter informativa

Insira o seu email abaixo para subscrever a nossa newsletter

Deixe um comentário