Governo Português Avalia Medidas de Apoio a Empresários • Diário Económico

a d v e r t i s e m e n tO Governo português está a estudar mecanismos para apoiar empresários portugueses cujos negócios foram afectados pelos protestos em Moçambique, revelou, esta sexta-feira (7) , o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, durante a sua visita oficial a Maputo.

O governante sublinhou que algumas empresas de capital português foram alvo de actos de vandalismo durante as manifestações pós-eleitorais que ocorreram desde Outubro de 2024, comprometendo a estabilidade financeira dos empresários e colocando em risco postos de trabalho.

“Infelizmente, temos alguns casos de pessoas cujos negócios foram assaltados, que ficaram em risco e precisam de apoio. Estamos atentos a estas situações e a procurar soluções que possam ajudar, não apenas em Moçambique, mas também noutros países como África do Sul, Brasil e Angola, onde há comunidades portuguesas afectadas por diferentes desafios económicos e sociais”, declarou José Cesário.a d v e r t i s e m e n t

Pelo menos 1677 estabelecimentos comerciais foram vandalizados, incluindo empresas de investidores estrangeiros

Durante o seu encontro com a comunidade portuguesa residente em Moçambique, o secretário de Estado reuniu-se com pelo menos cinco empresários afectados, analisando as dificuldades específicas de cada caso e garantindo que o Governo português está empenhado em encontrar formas de alavancar os seus negócios.

As manifestações em Moçambique, desencadeadas pela contestação aos resultados das eleições gerais de 2024, resultaram na destruição de inúmeras infra-estruturas e bens privados. De acordo com os últimos dados oficiais, pelo menos 1677 estabelecimentos comerciais foram vandalizados, incluindo empresas de investidores estrangeiros.

Além da disputa eleitoral, os protestos têm sido também motivados pelo aumento do custo de vida e por outras preocupações sociais, levando a episódios de violência que já provocaram pelo menos 353 mortos, segundo a Plataforma Decide. O Governo moçambicano confirmou, até ao momento, 80 vítimas mortais.

Face a este cenário, Portugal pretende reforçar a sua presença diplomática e apoio aos cidadãos portugueses residentes no País, garantindo que os empresários atingidos pelos distúrbios possam encontrar meios para recuperar os seus negócios. O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas reafirmou que os esforços do Governo português continuarão focados na protecção e no suporte às comunidades afectadas, dentro e fora de Moçambique.

Fonte: Lusaa d v e r t i s e m e n t

Partilhe o seu amor
SabeBusiness Admin
SabeBusiness Admin

A SabeBusiness é uma plataforma inovadora dedicada a conectar, impulsionar e transformar negócios em todos os setores da economia. Criada com a missão de fortalecer o ecossistema empresarial, a SabeBusiness oferece um ambiente digital estratégico onde empreendedores, empresas, profissionais e organizações podem expandir suas redes, promover seus serviços e explorar novas oportunidades de mercado.

Artigos: 16949

Newsletter informativa

Insira o seu email abaixo para subscrever a nossa newsletter

Deixe um comentário