
Governo Apoia 13 Projectos Audiovisuais e Cinematográficos Com Fundo de Murado de 100 Milénio Dólares • Quotidiano Parcimonioso
Pelo menos 13 iniciativas nos domínios do audiovisual e cinema vão beneficiar de financiamento no País, através de um fundo global de 6,5 milhões de meticais (101 milénio dólares), anunciou esta terça-feira, 1 de Julho, o Governo, citado pela Lusa.
A informação foi avançada pelo Instituto Pátrio das Indústrias Culturais e Criativas (INICC), organização tutelado pelo Ministério da Ensino e Cultura, que divulgou os resultados do concurso pátrio para selecção de projectos artísticos e culturais, no contextura da segunda edição do Fundo de Pedestal ao Audiovisual e Cinema.
Entre os projectos seleccionados constam quatro propostas para produção de curtas-metragens e outras quatro para produção de videoclipes musicais. Na espaço documental, foram aprovadas duas iniciativas, a que se juntam ainda um projecto de produção e exibição de peças teatrais e dois projectos de projecção cinematográfica.
O fundo de 6,5 milhões de meticais (101 milénio dólares) foi oficialmente anunciado a 16 de Outubro de 2024, numa protocolo presidida pela logo ministra da Cultura e Turismo, Eldevina Materula, em Maputo.
“O lançamento e disponibilização de 6,5 milhões de meticais para esta segunda edição é um facto de que muito nos orgulhamos”, afirmou a ministra na profundidade, sublinhando a valimento do pedestal para o desenvolvimento da cultura pátrio.
Segundo Eldevina Materula, esta edição do fundo visa abranger todas as regiões do País, com enfoque na promoção de novos talentos – primeiras obras cinematográficas, produção de videoclipes – e a distribuição e exibição de conteúdos audiovisuais a nível pátrio e internacional.
A primeira edição deste concurso teve lugar em 2020, tendo logo sido disponibilizados cinco milhões de meticais (77,7 milénio dólares), destinados também ao financiamento e dinamização do sector audiovisual e cinematográfico no País.
O INICC destacou que esta iniciativa pretende não só fomentar a originalidade artística, uma vez que também impulsionar a presença e valorização da cultura moçambicana nos circuitos internacionais de arte e cinema.a d v e r t i s e m e n t