Comerciantes ameaçam agravar preço de coco

40
COMERCIANTES do Mercado Fajardo, na cidade de Maputo, ameaçam aumentar o preço do coco em resposta às elevadas taxas impostas pela ocupação das bancas, que estão a comprometer a rentabilidade do negócio.

Mário José, comerciante de 35 anos, explicou que, inicialmente, as taxas cobradas eram proporcionais à quantidade do produto, mas agora o valor tornou-se fixo, prejudicando os vendedores de  pequenas quantidades.

“Cada vendedor paga 500 meticais por mil cocos. Contudo, os responsáveis já não  contam o produto e, mesmo que o número seja inferior a mil, somos obrigados a pagar a tarifa integral”, afirmou.

Alice das Dores, outra vendedora, contou que, apesar de várias tentativas de se reunir com a associação dos comerciantes para discutir a possibilidade de ajustar a taxa, as negociações foram infrutíferas. Face à  situação, indicou que será necessário aumentar os preços para garantir a viabilidade do negócio.

“A quantidade de cocos que vendo actualmente varia entre 200 e 300, mas mesmo assim, sou obrigada a pagar 500 meticais. Praticamente, só trabalho para cobrir as taxas. Isso é injusto”, lamentou.

A presidente da associação dos vendedores, Maria Cumbane, sustentou que a tarifa é justa e explicou que os comerciantes são cobrados 50 centavos por cada coco, sendo o preço de venda deste produto entre 10 e 20 meticais por unidade.

“Reconhecemos que é difícil contar o produto, por isso cobramos 500 meticais por mil cocos. Mesmo quando a quantidade excede, muitos recusam-se a pagar mais. E, se a quantidade for inferior, não vale a pena continuar no mercado”, explicou.

Cumbane acrescentou que o reajuste de preços ocorre de dez em dez anos e destacou que é necessário estabelecer um diálogo entre os vendedores e os proprietários das bancas, para definir uma quantidade mínima de 1000 cocos, para evitar futuras queixas.

Leia mais…


Você pode gostar também

Partilhe o seu amor
SabeBusiness Admin
SabeBusiness Admin

A SabeBusiness é uma plataforma inovadora dedicada a conectar, impulsionar e transformar negócios em todos os setores da economia. Criada com a missão de fortalecer o ecossistema empresarial, a SabeBusiness oferece um ambiente digital estratégico onde empreendedores, empresas, profissionais e organizações podem expandir suas redes, promover seus serviços e explorar novas oportunidades de mercado.

Artigos: 17030

Newsletter informativa

Insira o seu email abaixo para subscrever a nossa newsletter

Deixe um comentário