Combustíveis dispararam (mesmo) esta semana. Veja os novos preços

A semana começou com uma subida dos preços dos combustíveis, tal uma vez que indicavam as previsões. Tanto o gasóleo uma vez que a gasolina ficaram mais caros, sendo que a subida do preço foi mais pronunciada no caso do gasóleo. 
 
O gasóleo simples aumentou de 1,535 euros por litro para 1,602 euros por litro entre sexta-feira e segunda-feira, o que significa mais 6,7 cêntimos. 
Já a gasolina simples 95 encareceu de 1,691 euros por litro para 1,715 euros por litro no mesmo período, mais 2,4 cêntimos. 
Estes cálculos, refira-se, têm por base os preços médios atualizados diariamente pela Direção-Universal de Robustez e Geologia (DGEG). 
Veja o gráfico: 
Evolução do preço médio da gasolina simples 95 (a vermelho) e do gasóleo simples (a azul)© Reprodução do site da DGEG
De recordar que as previsões apontavam para uma potente subida dos preços dos combustíveis, mais pesada no caso do gasóleo – o que acabou mesmo por se verificar. 
Segundo as estimativas, adiantadas na sexta-feira pelo Viatura Club de Portugal (ACP), o preço do gasóleo iria subir oito cêntimos e o preço do litro da gasolina três cêntimos.
Os preços dos combustíveis disparam e as previsões para os próximos tempos não são animadoras, já que a escalada das tensões no Médio Oriente têm impacto direto nos preços. O economista João Santos considera que o Governo deve agir, já que é verosímil que os combustíveis atinjam os dois euros por litro. 

Preços dos combustíveis voltam a permanecer mais caros esta segunda-feira. O economista João Santos considera que o Governo deve agir, já que é verosímil que os combustíveis atinjam os dois euros por litro. 
Beatriz Vasconcelos | 08:33 – 23/06/2025

“Os preços dos combustíveis hoje sobem significativamente, em função da tensão crescente que está a ocorrer, neste momento, no Médio Oriente, em pessoal do envolvimento direto entre Israel e o Irão”, explicou João Santos, em declarações à TVI. 
Questionado sobre a possibilidade de voltarmos a ter combustíveis com preço superior a dois euros por litro já leste verão, o economista admite que sim, mas “não deverá estar para breve”. 
“Tudo depende da velocidade a que vai evoluir leste conflito. Está tudo a ocorrer de forma muito rápida e, portanto, é de comportar que isso possa ocorrer, ainda que eu considere pouco plausível, mas eventualmente poderemos vir a ter um cenário desses para depois do verão”, explicou João Santos. 
O economista considera, porém, que o “Governo não pode permanecer inoperante”, já que estamos a passar um “período multíplice, de estagnação económica” e os combustíveis “consomem uma segmento do rendimento das famílias e das empresas”. 
O que se sabe até ao momento é que o ministro de Estado e das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, assegurou, na sexta-feira, que o Executivo de Luís Montenegro está “a escoltar a situação” no que diz saudação ao aumento do preço do petróleo, na sequência do conflito no Médio Oriente, tendo assinalado que atuará com medidas de mitigação nos preços do gasóleo e da gasolina, “se for necessário”.
Porém, na segunda-feira, o ministro da Presidência disse que o Governo acompanha a evolução do preço dos combustíveis, mas considera que para já os impactos “são largamente potenciais”, não descartando tomar medidas se existirem agravamentos “simultaneamente muito significativos e duradouros”.
Questionado pelos jornalistas sobre se o Governo pondera tomar medidas à luz da subida dos preços dos combustíveis, o ministro da Presidência referiu que “não houve nenhuma deliberação sobre esta material” no Juízo de Ministros de hoje, mas que a evolução da situação internacional foi discutida “em vários âmbitos”.
Leia Também: Medidas para combustíveis? Só com aumentos “significativos e duradouros”

Partilhe o seu amor
SabeBusiness Admin
SabeBusiness Admin

A SabeBusiness é uma plataforma inovadora dedicada a conectar, impulsionar e transformar negócios em todos os setores da economia. Criada com a missão de fortalecer o ecossistema empresarial, a SabeBusiness oferece um ambiente digital estratégico onde empreendedores, empresas, profissionais e organizações podem expandir suas redes, promover seus serviços e explorar novas oportunidades de mercado.

Artigos: 15726

Newsletter informativa

Insira o seu email abaixo para subscrever a nossa newsletter

Deixe um comentário