
Arrancou a Construção de Casas Resilientes Para os Afectados em Nampula • Quotidiano Parcimonioso
Começaram, esta semana, as obras de construção de 16 casas resilientes para realojar 69 famílias do região de Mossuril, na província de Nampula, afectadas pelo tufão Jude, que atingiu a região Setentrião de Moçambique em Março.
“Ao todo vão ser erguidas 69 casas para ajudar os afectados. O processo de construção inclui artesãos e uma segmento da população que vai ser capacitada em mecanismos resilientes”, detalhou o gestor do região de Mossuril, Alfredo Maxlhaieie, citado numa publicação da Lusa.
O responsável detalhou que, para além das residências destruídas, a tempestade tropical também devastou campos agrícolas e algumas escolas, e afectou mais de 200 milénio pessoas em Mossuril, o correspondente a 26 milénio famílias que continuam a ser assistidas por diversos parceiros nas suas zonas de residência, tanto em géneros alimentícios, porquê na superfície da cultivação e do aprovisionamento de chuva.
“Face às consequências dos sucessivos ciclones que, nos últimos anos, têm fingido, nomeadamente o setentrião de Moçambique, o objectivo é edificar casas resilientes às mudanças climáticas, avaliadas em tapume de 120 milénio meticais cada”, frisou.
O tufão Jude, que entrou no território moçambicano a 10 de Março, pelo região de Mossuril, na província de Nampula, causou a morte de pelo menos 16 pessoas, afectando ainda as províncias de Tete, Manica, Zambézia, Niassa e Cabo Fino.
Na idade chuvosa passada, que decorreu entre os meses de Outubro e Abril, foram também registados os ciclones Chido e Dikeledi, que, entre Dezembro e Janeiro, afectaram sobretudo o Setentrião do País, com impacto sobre tapume de 736 milénio pessoas e ruína de numerosas infra-estruturas públicas e privadas.
Classificado porquê um dos países mais vulneráveis às alterações climáticas, Moçambique enfrenta ciclicamente fenómenos extremos porquê cheias, ciclones tropicais e secas severas, sendo nascente mais um incidente a pôr à prova a capacidade de resposta e resiliência do País.a d v e r t i s e m e n t