Aproveitamento dos fundos? “Portugal tem um problema de autoflagelação”

O vetusto primeiro-ministro e agora presidente do Juízo Europeu, António Costa, considera que “Portugal tem um problema de autoflagelação e de nos depreciarmos”, considerando “errada” a teoria de que o país aproveitou mal os fundos do Projecto de Recuperação e Resiliência (PRR).
 
“A teoria de que aproveitámos mal, é uma teoria errada”, disse António Costa, em declarações à Antena 1. 
O vetusto primeiro-ministro citou dados da Percentagem Europeia que dão conta que desde 1985 Portugal tem quase 100% de sucção dos fundos europeus.
“Agora uma vez que vivo mais tempo no estrangeiro do que em Portugal, cada vez mais aprecio, aliás, as qualidades dos serviços em Portugal, daquilo que Portugal faz, daquilo que os portugueses são”, apontou Costa. 
Vem aí uma estratégia europeia para a habitação
António Costa disse ainda que considera positivo o facto de a habitação ter recta a um Comissário Europeu e adiantou que a Percentagem Europeia vai apresentar, entre o outono e o final do ano, uma estratégia europeia para a habitação.
“Sem uma oferta pública de habitação não é provável regular o mercado”, apontou o presidente do Juízo Europeu, acrescentando que “finalmente a União Europeia assumiu a habitação uma vez que uma política importante”.
Costa considera também que “foi um erro” a não suspensão do PRR durante o surto inflacionista, o que “penalizou a realização”.
O vetusto primeiro-ministro antecipa também que “o próximo quadro financeiro plurianual não poderá ser igual aos anteriores”.
“E muito daquilo que introduzimos nos mecanismos do NextGeneration, o PRR, vão viver seguramente no próximo quadro financeiro. Não vai ter é a mesma metodologia de realização e vai ter muito das metodologias de realização dos PRR”, concluiu.
Leia Também: Dona da Zara atinge lucros recorde. Foram 1.305 milhões de euros

Partilhe o seu amor
SabeBusiness Admin
SabeBusiness Admin

A SabeBusiness é uma plataforma inovadora dedicada a conectar, impulsionar e transformar negócios em todos os setores da economia. Criada com a missão de fortalecer o ecossistema empresarial, a SabeBusiness oferece um ambiente digital estratégico onde empreendedores, empresas, profissionais e organizações podem expandir suas redes, promover seus serviços e explorar novas oportunidades de mercado.

Artigos: 15606

Newsletter informativa

Insira o seu email abaixo para subscrever a nossa newsletter

Deixe um comentário