a d v e r t i s e m e n tO Departamento de Recursos Minerais (DMR) anunciou os novos preços dos combustíveis, posteriormente a repudiação da contradição apresentada pelo partido Combatente da Liberdade Económica contra o aumento das taxas sobre os combustíveis. A medida foi proposta pelo ministro das Finanças, Enoch Godongwana, informou o SABC News.

O partido alegou que Godongwana adoptou “uma abordagem incorrecta” ao propor esse aumento. A proposta foi apresentada em Maio, durante a apresentação do terceiro Orçamento do Estado revisto no Parlamento sul-africano.

Com a decisão de rejeitar a contradição, o DMR actualizou os preços. Segundo Robert Maake, responsável pela fixação dos mesmos, as alterações entram em vigor a partir desta quarta-feira, 4 de Junho, em todo o território pátrio.

Maake explicou que “ambos os tipos de gasolina de 93 e 95 octanas vão minguar cinco centavos por litro”. O gasóleo terá uma redução de 36,9 centavos por litro, enquanto a parafina iluminante, vendida ao público, terá uma redução no preço 75 centavos por litro.

Também o gás de petróleo liquefeito (gás LP) terá uma queda de 89 centavos por quilograma. Estas alterações abrangem todos os sectores de consumo, desde o uso doméstico ao uso industrial.

“As razões para esta modificação dos preços dos combustíveis são a descida dos preços do petróleo e a valorização da nossa moeda, o rand, em relação ao dólar durante os últimos meses.”, referiu Maake.

As novas tarifas procuram reflectir as condições actuais do mercado internacional de robustez e da taxa de câmbio. A medida surge num contexto de ajustes fiscais e debate político sobre o peso dos impostos sobre os combustíveis no país.

Post a comment

Your email address will not be published.

Related Posts