Os chefes do Estado de Cuba e Maláui enviaram esta quinta-feira, 19 de Junho, uma mensagens de felicitações ao seu homólogo Daniel Chapo, pelos 50 anos da independência vernáculo, indica uma nota da Presidência da República.

Na mensagem, citada pela Lusa, o Presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel Bermudez, reitera o libido do seu país de continuar a “fortalecer as relações de amizade e de cooperação” com Moçambique.

Já o Presidente do Maláui, Lazarus Chakwera, ao endereçar felicitações a Moçambique pelos 50 anos da independência, diz querer continuar a colaborar com o Governo para substanciar os “laços de amizade e cooperação que felizmente existem entre os dois países”.

“A nossa cooperação é uma utensílio perfeita para solidificar os laços fraternos”, lê-se no documento.

No dia 6 de Junho, o Presidente da República, Daniel Chapo, ao visitar o Maláui, pediu a remoção de barreiras ao investimento e a geração de um envolvente de negócios favorável para o desenvolvimento poupado dos dois países vizinhos.

“Somos uma família. Temos os mesmos nomes, mesma cultura e a mesma língua. Logo, não há urgência de ter essas barreiras. Vamos facilitar o negócio para que os nossos países cresçam”, apelou Daniel Chapo, durante uma visitante que efetcuou àquele país.

Moçambique celebra, no dia 25 de Junho, 50 anos de independência, e as cerimónias centrais vão ocorrer no Estádio da Machava, onde Samora Machel, primeiro Presidente de Moçambique, proclamou, em 1975, a independência vernáculo, posteriormente uma luta contra o regime colonial português que começou em 25 de Setembro de 1964.a d v e r t i s e m e n t

Post a comment

Your email address will not be published.

Related Posts