O mapeamento de processos é uma técnica de gestão que utiliza representações visuais, como fluxogramas, para detalhar as etapas, fluxos, actividades, entradas, saídas e tomadas de decisões de um processo empresarial.
O seu objectivo principal é proporcionar uma compreensão clara de como um processo funciona, permitindo identificar ineficiências, gargalos e oportunidades de melhoria para aumentar a competitividade, produtividade e qualidade da organização.
Atingir resultados como esse é mais simples do que parece. Veja os passos para criar um fluxograma de mapeamento de processos:
Escolha uma ferramenta online e um template
Isso vai tornar a tarefa mais simples e garantir um visual mais limpo e adequado ao processo representado.
Customize o seu fluxograma
Adicione textos, linhas, mude as cores para agrupar ou destacar etapas. Adicione ícones para representar tarefas ou recursos, ilustrações para tornar o visual mais atractivo e elementos de identidade visual para uma melhor comunicação com “stakeholders”.
Reveja
Olhe para o fluxograma com os olhos de quem não conhece o processo que acaba de representar. Veja se algo pode ser suprimido sem comprometer o entendimento ou se algo deve ser adicionado para tornar a tarefa mais clara. Analise se o visual ficou harmónico, se as linhas estão a conectar correctamente as tarefas e os pontos de decisão.
Partilhe e recolha feedback
Pode partilhar o seu fluxograma online ou como arquivos; o importante é obter um retorno dos leitores para saber se o conteúdo é útil, completo e conciso ou se precisa de alterações.
Fonte: RD Station