a d v e r t i s e m e n tA saúde financeira tem que ver com os hábitos e comportamentos que moldam a relação pessoal que cada um de nós tem com o dinheiro.
Este tipo de saúde pode não ser o mais importante da vida do ser humano, mas é o que dá suporte para que possamos encontrar bem-estar noutros aspectos: físico, mental e social.
Um dos primeiros passos para atingir a saúde financeira é evitar compras a prazo e o pagamento de juros. O melhor, nesses casos, é realizar compras à vista, visto que elas não comprometem o orçamento.
Quando alguém adquire um bem em que o valor é superior ao que se possui, a dívida acumulada, em casos de imprevisto, pode não ser honrada e, assim, perder-se o controlo do orçamento pessoal.
Outra dica para ter uma vida financeira melhor é manter um padrão de vida que seja adequado ao orçamento e aos rendimentos. Na prática, isso significa gastar menos do que se ganha e não acumular dívidas. Evitar as compras no cartão de crédito também é uma boa alternativa — o aconselhável é utilizá-lo somente em casos de emergência.
Por fim, para ter uma boa saúde financeira, um bom conselho é criar uma reserva de emergência. Ela é nada mais do que uma protecção para casos de desemprego, crises económicas, doenças e outros imprevistos. O recomendado é guardar, no mínimo, o equivalente a 6 meses do padrão de vida e só recorrer a esse dinheiro em caso de real necessidade.
Fonte: Mais Retorno