A plataforma de rede global Cloudflare anunciou recentemente a aquisição da Human Native, um marketplace de dados de Inteligência Artificial (IA), que permite aos criadores de conteúdo negociar directamente a utilização do seu conteúdo com empresas de IA.
Matthew Prince, CEO da Cloudflare, afirmou num comunicado que “os criadores de conteúdo merecem ter controlo total sobre o seu trabalho, seja ao escrever para humanos ou optimizar para Inteligência Artificial.”
Sem divulgar os detalhes da negociação, a Cloudflare pretende criar ferramentas para que programadores de IA “encontrem, acedam e comprem dados confiáveis e de alta qualidade por meio de canais justos e transparentes.” No entanto, os programadores de Inteligência Artificial terão uma plataforma para negociar directamente com os criadores a utilização de conteúdo na experimentação dos seus modelos.
Fundada em 2024 no Reino Unido, a Human Native construiu o seu negócio para equilibrar a relação entre criadores e empresas de IA. A plataforma actua na gestão das transacções, permitindo que o conteúdo seja descoberto, precificado e licenciado para utilizar em treinos desses sistemas.
De acordo com a revista Exame, a Cloudflare já é uma veterana no mundo da tecnologia, principalmente no sector de infra-estrutura e cibersegurança. Fundada em 2010 nos Estados Unidos, hoje é avaliada em cerca de 66 mil milhões de dólares, com parte desta fortuna impulsionada pelo avanço recente da Inteligência Artificial.
O responsável da Cloudflare defendeu, no comunicado, que o movimento faz parte de um esforço mais amplo para “proteger a longevidade da Internet aberta”.
Painel