
O que começou como uma discussão entre Elon Musk e o CEO da Ryanair, Michael O’Leary, sobre a possibilidade e os desafios de instalar terminais Starlink nos aviões da companhia aérea escalou, nos últimos dias, para uma troca de insultos entre os dois nas redes sociais.
O mais recente capítulo sobre este ‘embate’ assumiu a forma de uma conferência de imprensa de O’Leary – que teve lugar esta quarta-feira, dia 21, em Dublin, na Irlanda – e onde o líder da Ryanair aproveitou para lançar mais algumas ‘farpas’ a Musk.
Além de afirmar que não se sente insultado pelas provocações de Musk, O’Leary afirmou que o dono da Tesla e da SpaceX não é o primeiro a chamá-lo de idiota, notando todavia que o conflito tem ajudado a impulsionar as vendas de bilhetes da Ryanair.
“Se ele quiser chamar-me de idiota, não seria o primeiro e certamente não será o último”, declarou O’Leary de acordo com a BBC. “Mas se ajudar com as vendas da Ryanair, pode insultar-me durante todo o dia, todos os dias”.
O’Leary falou também sobre as ameaças feitas por Musk de que poderia comprar a Ryanair, notando que – apesar de ser livre de investir – estava impedido de ter uma participação maioritária na companhia aérea devido às regras europeias. Dado que Musk é nascido na África do Sul e detém também as nacionalidades dos EUA e do Canadá, estaria impedido de fazer este negócio.
A discussão entre Elon Musk e o CEO da Ryanair, Michael O’Leary, acentuou-se ainda mais nas redes sociais, com a página da companhia aérea na rede social X a ter até brincado com o ‘apagão’ da última sexta-feira, dia 16.
Miguel Patinha Dias | 11:06 – 19/01/2026
“Somos uma empresa cotada em bolsa”, explicou O’Leary. “(O Elon Musk) é livre de fazer uma oferta a qualquer momento. Mas que não é europeu não pode deter a maioria de uma companhia aérea europeia”.
Porque discutem Elon Musk e Michael O’Leary?
A discussão entre os dois empresários tem origem, como já referimos, no desejo de Musk instalar terminais Starlink nos aviões da Ryanair. Todavia, o CEO da companhia área indicou que tal investimento não seria proveitoso para a empresa, apontando que poucas pessoas pagariam pelo acesso Wi-Fi nas viagens de curta duração da Ryanair.
“O que o Elon Musk sabe sobre voos e arrasto é zero”, afirmou o CEO da Ryanair durante uma entrevista na rádio Newstalk. “Temos de colocar uma antena aérea no topo da aeronave, o que nos custaria cerca entre 200 a 250 milhões de dólares por ano. Por outras palavras, cerca de um dólar a mais por cada passageiro que voa connosco. A realidade para nós é que não conseguimos suportar esses custos. Os passageiros não pagarão para usar Internet. Se for gratuita, vão usar, mas não vão pagar 1 euro sempre que quiserem usar a Internet. Por isso não vamos colocar (rede Starlink) a bordo”.
O magnata e multimilionário Elon Musk argumenta, no âmbito do processo judicial contra a OpenAI, que deve receber montante baseado na atual avaliação da empresa por ter investido 32,7 milhões de euros quando esta foi fundada.
Miguel Patinha Dias | 09:46 – 19/01/2026
Michael O’Leary afirmou ainda que Musk era um “idiota”, notando ninguém devia dar importância ao que dizia na rede social X – uma plataforma que categorizou como “fossa”.
“Francamente, eu não prestaria atenção a nada do que o Elon Musk diz naquela fossa que ele tem chamada de X”, afirmou O’Leary. “Ele foi o tipo que apoiou a eleição do Donald Trump. Não prestaria qualquer atenção a Elon Musk. É um idiota. Muito rico, mas ainda é um idiota”.
Leia Também: Mãe de um dos filhos de Elon Musk processou empresa do Grok
Painel