Burquina Faso inaugurou, recentemente, o Faso Code X, um centro de formação em profissões digitais, criado para fortalecer o ecossistema de competências digitais do país e preparar a força de trabalho para os sectores emergentes impulsionados pela tecnologia, abrangendo áreas estratégicas como a Inteligência Artificial (IA), Computação em Nuvem, Automatização de Infra-estruturas e Cibersegurança.
A ministra da Transição Digital daquele país, Aminata Zerbo-Sabane, recebeu, no dia 23 de Janeiro, a delegação do projecto Faso Code X, liderada por Roland Achille Sow, presidente da Delegação Consular Especial da Câmara de Comércio do Burquina, para apresentar oficialmente a iniciativa, com o objectivo de formar engenheiros para os empregos do futuro.
Segundo Roland, a formação profissional é a base de todo o desenvolvimento. “Era indispensável para nós apresentar esta iniciativa à ministra, a fim de beneficiar dos seus conselhos e orientações para levar este projecto avante.”
Para garantir elevados padrões de formação, o projecto conta com a participação de parceiros e especialistas internacionais da Índia e dos Estados Unidos, que irão fornecer “know-how” (saber fazer) técnico e orientação para apoiar o currículo e as operações do centro. Os Consultores internacionais, presentes durante a audiência, reafirmaram, segundo a Agência Ecofin, a sua vontade de contribuir para a implementação do centro.
O centro oferecerá formações presenciais e online, com percursos orientados para áreas tecnológicas. Até ao momento, não foi divulgada qualquer informação sobre o número de beneficiários previstos nas primeiras turmas.
Fonte: Tech Africa
Painel