O Banco Vernáculo de Angola (BNA) divulgou que o crédito à economia angolana cresceu 29% em Maio deste ano, em conferência com o mesmo período de 2024. O aumento representa mais 1,3 milénio milhões de euros, elevando o stock totalidade para 5,9 milénio milhões de euros.
De concórdia com o BNA, “o crédito bruto para o sector real da economia totalizou 1,5 milénio milhões de euros”, o que corresponde a um propagação de 23,1% face a Maio do ano pretérito. Leste progressão foi impulsionado, sobretudo, pelo reforço do financiamento à indústria extractiva, que aumentou 181,4 milhões de euros.
O banco meão esclareceu que “o crédito totalidade facultado para o fomento do sector real atingiu 83,3% do totalidade de crédito facultado a leste sector e 17,3% da carteira de crédito bruto do sistema bancário”. Estes números reflectem a aposta no desenvolvimento do sector produtivo.a d v e r t i s e m e n t
Entre os subsectores do sector real, a indústria transformadora foi a mais beneficiada, absorvendo 44,2% do totalidade. Seguiram-se as indústrias extractivas, com 33,7%, e os sectores da lavradio, produção bicho, caça, florestas e pescas, que em conjunto representaram 22,1% do totalidade.
No global, o crédito bruto ao sector não financeiro atingiu 7,4 milénio milhões de euros em Maio, mais milénio milhões de euros que no ano anterior. Desse montante, 87,6% correspondem ao endividamento do sector privado e 12,4% ao sector público, excluindo a dívida titulada.
O endividamento do sector público não financeiro, sem racontar com os títulos, totalizou 928,4 milhões de euros. Deste valor, 65,8% referem-se à gestão pública e os restantes 34,2% às empresas públicas, segundo dados do relatório do BNA.
Já o sector privado registou um aumento de 826 milhões de euros no seu nível de endividamento, passando de 5,7 milénio milhões de euros, em Maio de 2024, para 6,5 milénio milhões de euros leste ano. As empresas privadas representam 5 milénio milhões de euros desse totalidade, e os particulares, 1,4 milénio milhões de euros.
Natividade: Lusa

