A Apple e a Google confirmaram oficialmente uma colaboração estratégica que vai integrar o modelo de Inteligência Artificial (IA) Gemini no ecossistema da Apple, com o objectivo de reforçar as capacidades da Siri (assistente virtual de voz desenvolvido pela Apple) e de outras funcionalidades de IA generativa nos próximos produtos da marca.

Num comunicado conjunto, as duas empresas anunciaram a celebração de um acordo plurianual ao abrigo do qual a próxima geração dos Apple Foundation Models passará a basear-se nos modelos Gemini e na tecnologia de cloud da Google. Segundo as empresas, os modelos irão sustentar futuras funcionalidades do Apple Intelligence, incluindo uma versão mais personalizada da Siri, prevista para ser lançada ainda este ano.

A Apple explicou que, após uma avaliação cuidadosa, concluiu que a tecnologia de Inteligência Artificial da Google oferece “a base mais capaz” para os seus modelos fundamentais, permitindo desbloquear novas experiências inovadoras para os utilizadores. A empresa sublinhou ainda que o Apple Intelligence continuará a funcionar nos dispositivos da marca e através do Private Cloud Compute, mantendo os padrões de privacidade que considera líderes na indústria.a d v e r t i s e m e n t

A multinacional norte-americana apresentou, pela primeira vez, uma versão da Siri com IA generativa durante a WWDC 2024, mas em Março de 2025 anunciou o adiamento das principais actualizações do assistente virtual, empurrando o lançamento para este ano. Até ao momento, a versão melhorada da Siri ainda não foi disponibilizada publicamente.

Segundo o site Innovation-village, antes do acordo com a Google, surgiram informações de que a Apple estaria a avaliar parcerias com a OpenAI e a Anthropic para reforçar a Siri. Actualmente, o assistente já pode recorrer ao ChatGPT para determinadas consultas no âmbito do Apple Intelligence. Em meados de 2025, cresceram as especulações sobre a Google como parceira preferencial e, mais tarde, surgiram relatos de que a Apple poderia adoptar uma versão personalizada do Gemini a correr nos seus próprios servidores de Private Cloud Compute.

A parceria representa uma mudança significativa na estratégia de Inteligência Artificial da Apple, apontando para um futuro em que a Siri e o Apple Intelligence oferecem experiências mais personalizadas e avançadas, sem abdicar do foco na privacidade, agora suportadas pela tecnologia de IA da Google.

Post a comment

Your email address will not be published.

Related Posts