Uma obra de emergência prevê restabelecer, até Julho, a transitabilidade sobre o rio Monapo, restabelecendo a relação entre as províncias de Nampula e Cabo Fino, no setentrião do País, em seguida a travessia ter sido danificada em Março pela passagem do furacão Jude. A informação foi avançada esta quarta-feira, 11 de Junho, pela filial Lusa.

De congraçamento com o órgão, trata-se da mediação na travessia localizada na vila de Namialo, cuja adjudicação havia sido suspensa na semana passada. A suspensão abrangeu um conjunto de quatro empreitadas e deveu-se à premência de pareceres adicionais da Unidade Funcional de Supervisão das Aquisições, por decisão do Ministério das Finanças.

Entretanto, a situação foi ultrapassada e a obra, localizada no região de Meconta, província de Nampula, teve início na segunda-feira, 9 de Junho, conforme declarou o mandatário provincial da Governo Vernáculo de Estradas (ANE), Mateus Espírito Santo.

“A adjudicação tinha sido suspensa, mas essa suspensão já foi levantada. As obras foram retomadas e, pelo ritmo recente, acreditamos que até ao próximo mês a transitabilidade será restabelecida”, afirmou o responsável.

As obras visam reparar a travessia danificada que liga as províncias de Nampula e Cabo Fino, agora substituída por um ramal provisório, criado no sítio para prometer a circulação de pessoas e mercadorias.

Paralelamente, o sector das estradas na província de Nampula enfrenta ainda dificuldades para restituir a transitabilidade em várias vias afectadas pela passagem do furacão Jude, ocorrido a 10 de Março. Entre os trechos mais comprometidos estão os que ligam os distritos de Ribaué e Lalaua, muito uma vez que Moma e Larde, ainda sem prazos definidos para desenlace das intervenções.

“Estamos agora a intervir nas duas pontes que foram arrastadas, infra-estruturas cuja reposição é prioritária. Felizmente, o nível das águas baixou ligeiramente, e agora o foco é encontrar soluções alternativas. No entanto, não podemos progredir com uma estimativa de tempo. Os esforços estão a ser feitos para repor a transitabilidade com a maior brevidade verosímil”, declarou Mateus Espírito Santo.

Apesar dos constrangimentos, o responsável assegurou que, no quadro universal da província, a transitabilidade nas vias anteriormente interrompidas tem vindo a ser recuperada. “As demais vias afectadas encontram-se transitáveis, embora algumas ainda com restrições parciais. Podemos, mas, declarar que, à exclusão dos dois pontos críticos (Ribaué–Lalaua e Moma–Larde), a circulação rodoviária na província de Nampula está praticamente restabelecida”, garantiu.

Durante a última estação chuvosa, que decorreu entre Outubro e Abril, incluindo a passagem do furacão Jude, foram afectadas 1023 estradas na província de Nampula, resultando em danos a sete pontes, 23 aquedutos e outras infra-estruturas viárias.a d v e r t i s e m e n t

Post a comment

Your email address will not be published.

Related Posts