
“A índia continua a ser para a Amazon uma das suas maiores oportunidades a longo prazo. Estamos apenas a começar (…) estimamos que vamos investir mais de 35 mil milhões de dólares adicionais nos negócios”, afirmou o vice-presidente da Amazon para Mercados Emergentes, Amit Agarwal.
“Quando olhamos para o nosso negócio nos próximos cinco anos, prevemos que, até 2030, estaremos a apoiar 3,8 milhões de novos empregos na Índia”, acrescentou o responsável.
Amit Agarwal explicou para a empresa a prioridade é “melhorar a experiência para que centenas de milhões de indianos experimentem a IA”.
O anúncio do novo investimento da Amazon ocorre um dia depois de a Microsoft ter anunciado um investimento de 17,5 mil milhões de dólares no mesmo país, o maior já feito pela empresa na Ásia.
Em outubro, a Google também anunciou um investimento de 15 mil milhões de dólares para construir um centro de dados de IA na índia.
Nos últimos meses, Nova Deli estabeleceu contactos com empresas do setor tecnológico, como a Qualcomm, a Nvidia, a Adobe e a IBM, para explorar as possibilidades do setor da IA no país.
No entanto, o Governo indiano alertou que esta tecnologia está a ser utilizada como instrumento de poder no atual cenário de concorrência global e tensões geopolíticas e apelou para o reforço da autonomia estratégica dos países face à volatilidade global.
Em 2023, a Amazon comprometeu-se a aumentar o investimento da empresa de comércio eletrónico para 26 mil milhões de dólares na Índia até 2030 e, um ano depois, anunciou a sua entrada no setor do comércio rápido neste país.
Microsoft também investe na Índia
A Microsoft anunciou um investimento de 17,5 milhões de dólares (cerca de 15 milhões euros) na Índia, o maior que a empresa já fez na Ásia para desenvolver a Inteligência Artificial (IA).
Após uma reunião entre o diretor-executivo da Microsoft, Satya Nadella, e o primeiro-ministro Narenda Modi, o responsável pela empresa de tecnologia escreveu na rede social X: “Obrigado, primeiro-ministro, por uma conversa inspiradora sobre a oportunidade da IA na Índia. Para apoiar as ambições do país, a Microsoft compromete-se a investir 17,5 milhões de dólares”.
Trata-se do “maior investimento de sempre na Ásia, para ajudar a construir a infraestrutura, as competências e as capacidades soberanas necessárias para o futuro da Índia centrado na Inteligência Artificial”, acrescentou.
Por sua vez, Narenda Modi assegurou na mesma rede social que teve “uma conversa muito produtiva com Satya Nadella”, demonstrando felicidade pela Microsoft ter escolhido a Índia para o seu maior investimento na Ásia.
Torben Severson estava há 17 anos na Amazon e estava alocado à divisão de retalho da gigante de comércio eletrónico. É apenas um dos já muitos funcionários que a OpenAI conseguiu ‘roubar’ à Amazon.
Miguel Patinha Dias | 08:40 – 03/12/2025
“A juventude do país irá aproveitar esta oportunidade para inovar e utilizar o poder da IA para um planeta melhor”, acrescentou o chefe do Governo indiano.
Em outubro, a Google também anunciou um investimento de 15 milhões de dólares no país, o maior da empresa norte-americana na Índia até à data, para construir um centro de dados da IA.
Nos últimos meses, Nova Deli estabeleceu contactos com empresas do setor tecnológico como a Qualcomm, a Ndivia, a Adobe ou a IBM para explorar as possibilidades do setor da IA na Índia.
No entanto, o Governo indiano alertou que esta tecnologia está a ser utilizada como instrumento de poder no atual cenário de concorrência global e tensões geopolíticas, pelo que apelou ao reforço da autonomia estratégica dos países face à volatilidade global.
Leia Também: Amazon quer realizar entregas de encomendas em menos de meia hora
Painel