A Google anunciou um investimento de 37 milhões de dólares (2,3 mil milhões de meticais) para apoiar o desenvolvimento da Inteligência Artificial (IA) em África, com foco na agricultura, educação, diversidade linguística e investigação científica.

A maior parte do financiamento, 25 milhões de dólares (1,5 mil milhões de meticais), será destinada à Iniciativa Colaborativa de Segurança Alimentar com IA, que visa apoiar os agricultores africanos no desenvolvimento de ferramentas para prever a fome, adaptar-se às alterações climáticas e e melhoria do rendimento das colheitas.

Outros 7 milhões de dólares (442,4 milhões de meticais) serão para a educação em IA no Gana, Quénia, Nigéria e África do Sul, incluindo 100 mil bolsas de estudo da Google Career Certificate. O programa visa formar uma força de trabalho capaz de liderar a inovação em IA, em vez de apenas consumi-la.

De acordo com o site iAfrica, uma doação de 3 milhões de dólares (189,6 milhões de meticais) apoiará o Masakhane African Languages AI Hub, que está a desenvolver ferramentas de IA multilíngues para mais de 40 idiomas, garantindo que a diversidade linguística de África seja representada nos sistemas globais.

Serão concedidas bolsas de investigação no valor de 1 milhão de dólares (63,2 milhões de meticais) à AfriDSAI da Universidade de Pretória e ao Wits MIND Institute, financiando estudantes de pós-graduação e projectos que integram perspectivas africanas na investigação global sobre IA.

A Google afirmou que “as iniciativas reflectem a transição de uma África de consumidor para criador de tecnologia, posicionando o continente como líder na próxima onda de desenvolvimento global de IA.”

Post a comment

Your email address will not be published.

Related Posts