a d v e r t i s e m e n tA África do Sul está a preparar-se para abrir a sua primeira mina de ouro subterrânea em década e meia, um marco raro num país que já foi o maior produtor mundial do metal precioso.

O projecto, liderado pela empresa australiana West Wits Mining, deverá arrancar em 2026 em Qala Shallows, situada a oeste de Joanesburgo.

Com um investimento estimado em 90 milhões de dólares, a mina deverá produzir cerca de 70 mil onças de ouro por ano. Embora se trate de uma escala modesta em comparação com os grandes projectos internacionais, representa um impulso significativo para a indústria sul-africana, que está em declínio há vários anos.

De acordo com o estudo de viabilidade, Qala Shallows poderia gerar 2,7 mil milhões de dólares em receitas ao longo de 17 anos de funcionamento, mantendo os custos de produção abaixo dos 1300 dólares por onça.

Para financiar a construção, a West Wits já obteve 50 milhões de dólares em empréstimos da Corporação de Desenvolvimento Industrial, propriedade do Estado, e do Absa Group Ltd. O minério será processado numa fábrica vizinha, pertencente à Sibanye Stillwater, um dos gigantes mineiros do país.

Outrora líder mundial, a produção de ouro da África do Sul caiu mais de 70% nas últimas duas décadas, devido aos elevados custos de exploração e à profundidade dos depósitos. Em 2019, o país perdeu o título de maior produtor de África para o Gana.

Fonte: Business Insider Africa

Post a comment

Your email address will not be published.

Related Posts