A Space42, empresa de tecnologia espacial baseada nos Emirados Árabes Unidos e impulsionada por Inteligência Artificial, lançou os serviços de conectividade Thuraya-4 na África do Sul, durante um evento realizado em Joanesburgo, que incluiu demonstrações ao vivo, bem como apresentações sobre as capacidades de inteligência geoespacial e observação da Terra.

Segundo o portal Ouut, o Thuraya-4 foi concebido para oferecer serviços de satélite da próxima geração a sectores como a mineração, a energia, o sector marítimo, a administração pública e missões humanitárias que dependem de comunicações ininterruptas. Como a comunicação por satélite se tornou essencial para a segurança e a continuidade operacional nestas áreas, muitos operam em ambientes isolados ou instáveis, com redes físicas pouco fiáveis ou inexistentes.

Este novo capítulo está alinhado com a crescente necessidade de conectividade fiável na África do Sul, resultante de desafios na construção de infra-estruturas e do processo de transformação digital. Para as áreas que não são servidas pelas redes tradicionais, o Thuraya-4 promove a estabilidade económica e reforça a resiliência das comunicações ao estabelecer cobertura a nível nacional.

O director Comercial da Space42, Sulaiman Al Ali, afirmou, durante o evento, que “a expansão para a África do Sul reflecte o compromisso em permitir comunicações seguras e fiáveis em mercados onde a conectividade é essencial para o crescimento e a resiliência.”

Segundo analistas, o lançamento coloca o país no centro da adopção de tecnologias avançadas de satélite, colmatando lacunas de conectividade tanto no sector público como no privado. A iniciativa demonstra igualmente o objectivo da Space42 de melhorar a eficiência e a segurança através da integração de soluções baseadas em Inteligência Artificial nas comunicações por satélite.

O lançamento reuniu líderes governamentais, executivos da indústria, parceiros tecnológicos e membros da comunicação social para destacar avanços na conectividade por satélite e na infra-estrutura digital na região. A empresa apresentou ainda iniciativas futuras, com destaque para o projecto Map Africa, destinado a apoiar esforços de transformação digital em todo o continente, através de tecnologias baseadas em dados e soluções de conectividade avançadas.

Post a comment

Your email address will not be published.

Related Posts