A África do Sul é o primeiro país africano a registar a vacina anti-HIV, denominada Lenacapavir.

O registo acontece oito meses após um pedido submetido por uma empresa biofarmacêutica, baseada dos Estados Unidos da América.

A informação foi avançada pela Autoridade Reguladora de Produtos de Saúde da África do Sul que acrescentou que aprovou o Lenacapavir, na terça-feira da semana passada.

Este organismo é responsável por monitorar, avaliar, investigar, inspeccionar e registar todos os produtos de saúde na África do Sul.

Feito o registo, o passo que se segue é o comité de medicamentos essenciais da África do Sul emitir um sinal verde para a aquisição de doses da vacina.

O Ministério sul-africano da Saúde já deu a conhecer que pretende fazer a primeira distribuição da nova vacina anti-HIV, a partir de Abril do próximo ano.

Numa primeira fase, o Lenacapavir será administrado em 23 distritos de alta incidência, localizados em seis províncias sul-africanas, tendo como alvo trezentas e sessenta clínicas públicas, tidas como sendo de alto desempenho na prevenção e combate ao HIV/SIDA.

O público-alvo prioritário, a ser abrangido nesta fase inicial, inclui, entre outros, mulheres grávidas e lactantes, adolescentes e jovens, trabalhadoras de sexo e homossexuais.

Estima-se que a etapa inicial abarque quatrocentas e cinquenta mil pessoas, muito aquém do ideal que seria de entre um a dois milhões de pessoas, isto olhando para o impacto do HIV/SIDA na África do Sul.

Dados divulgados este ano, indicam que na África do Sul pouco mais de oito milhões de pessoas estejam a viver com o vírus do HIV, o que representa cerca de doze por cento da população.

No entanto, os mesmos dados referem-se a avanços significativos na prevenção e combate ao HIV/SIDA, com mais de seis milhões de pessoas em tratamento antirretroviral e uma redução drástica de novas infecções.

Recentemente, a África do Sul saudou um plano norte-americano transitório, no valor de 115 milhões de dólares, para financiar, até Março do próximo ano, programas de tratamento e prevenção do HIV/SIDA. (RM Johannesburg)

Post a comment

Your email address will not be published.

Related Posts