Com o objetivo de fomentar o interesse e adesão de talento às carreiras e oportunidades de IA, com foco no uso responsável da tecnologia, está prevista uma “campanha nacional de sensibilização sobre riscos, direitos, normas e boas práticas no uso da IA, reforçando a literacia digital e a capacidade dos cidadãos para utilizarem tecnologias de forma segura e informada”.

Esta iniciativa tem início no primeiro semestre deste ano e envolve entidades como Agência para a Reforma Tecnológica do Estado (ARTE), Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom), Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) e IPQ.
No segundo semestre está prevista a Semana Nacional de IA, que visa “criar uma Semana Nacional da Inteligência Artificial, com demonstrações, casos práticos e eventos abertos ao público em espaços educativos e culturais por todo o país” e ainda uma campanha “Geração IA” para motivar os jovens para diferentes carreiras em inteligência artificial.
Para o segundo semestre estão também previstos incentivos à investigação na IA responsável.

O Governo vai criar um Centro de Excelência em inteligência artificial (IA) que será integrado na Agência para a Reforma Tecnológica do Estado (ARTE) para atuar como “coordenador transversal no Estado”, divulgou hoje o ministério da Reforma do Estado.
Lusa | 10:58 – 08/01/2026

Na primeira metade do ano, o plano é assegurar a continuidade do Center for Responsible AI, “possibilitando a coordenação de iniciativas críticas do ecossistema, assim como a avaliação de impactos éticos, sociais, e económicos da tecnologia e disseminação de boas práticas e conhecimento na área de IA, particularmente nas componentes de Responsabilidade”.
Ainda durante o primeiro semestre está prevista a implementação do regulamento de IA.
A Agenda Nacional de Inteligência Artificial (ANIA) e o respetivo modelo de governação foi hoje publicado em Diário da República, bem como o Plano de Ação da Agenda Nacional de Inteligência Artificial (PAANIA) para o período 2026-2030, que é atualizado quando necessário.

A Agenda Nacional de Inteligência Artificial (ANIA) terá um investimento acima dos 400 milhões de euros até 2030, maioritariamente com fundos euros, de acordo com informação do ministério da Reforma do Estado hoje divulgada.
Lusa | 10:41 – 08/01/2026

Os diplomas entram em vigor no dia seguinte ao da sua publicação, ou seja, na sexta-feira.
A Agenda Nacional de IA “rege-se por seis princípios orientadores e está estruturada em quatro eixos de atuação com objetivos claros”: infraestrutura e dados; inovação e adoção; talento e competências; e responsabilidade e ética, lê-se no documento.
“A ANIA é operacionalizada através de 32 iniciativas, envolvendo políticas públicas ao longo de todo o ecossistema entre universidades, centros de investigação, empresas (incluindo startups) e Administração Pública, garantindo uma abordagem integrada que percorre todo o ciclo de valor da inovação e da maturidade da tecnologia”.
Leia Também: Publicada Agenda Nacional de IA e respetivo plano de ação até 2030

Post a comment

Your email address will not be published.

Related Posts